Teste de Anticorpos Neutralizantes para Covid-19

O teste de Anticorpos Neutralizantes tem a finalidade de analisar se, no organismo, há a presença ou não dos anticorpos que são responsáveis por impedir a ligação do vírus ao receptor da célula humana, e em qual quantidade. Pode ser utilizado tanto para pessoas que já foram contaminadas pelo vírus, quanto para as pessoas que já foram vacinadas por quaisquer das vacinas em uso.  

É um teste sorológico muito fácil de ser realizado, necessitando apenas de uma pequena amostra de sangue.  

 

Para que serve o teste de Anticorpos Neutralizantes?

O teste de Anticorpos Neutralizantes serve para avaliar a presença de anticorpos contra a covid-19, com capacidade de neutralização viral. Os anticorpos funcionam de modo que, após uma infecção ou após a vacinação, o organismo produza uma memória e adquira capacidade de responder prontamente a um novo contato com a produção de anticorpos eficientes.

Isso possibilita que a maioria das pessoas que entrarem em contato novamente com o vírus, possam se recuperar sem manifestar a doença ou apresentando sintomas leves ou de baixa gravidade. 

 

Agendar Exames

 

Relação dos Anticorpos neutralizantes com a Coronavac 

As vacinas licenciadas hoje no Brasil são compostas de formas diferentes. Por isso, induzem a produção de anticorpos direcionados contra partes do vírus distintas.  

A Coronavac é uma vacina de vírus inativado. Como se trata de vírus inteiro, pode estimular a produção de anticorpos direcionados tanto a proteínas Spike como do Nucleocapsídeo do vírus. Para saber o nível de anticorpos, os testes recomendados são:  

  • Dosagem de anticorpos IgG anti-RBD; 

  • Dosagem de anticorpos neutralizantes. 
     

Apesar de também produzirem anticorpos anti-N (que podem ser verificados na Dasa pela pesquisa de anticorpos totais), estudos de imunogenicidade pós-CoronaVac mostram que a produção de anticorpos anti-N é menos intensa e menos duradoura, não correlacionando bem com a eficácia da vacina.  

Lembrando: a resposta imune é complexa e não depende somente dos anticorpos, existindo um papel importante de outros mecanismos que não são testados - portanto um resultado negativo ou baixo não significa necessariamente que o indivíduo não desenvolveu alguma proteção imune pós vacina. 
 

Como o teste de anticorpos é feito?

Para realizar o teste de Anticorpos Neutralizantes é necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue. O sangue é submetido a um ensaio chamado ELISA que mede a capacidade de os anticorpos presentes na amostra do paciente bloquearem a ligação entre a RBD, uma proteína do vírus, e o ACE2, que é o receptor celular humano no qual o vírus se acopla para entrar na célula. 
 

O que é detectado no exame?

Ao realizar o exame, é possível detectar os anticorpos específicos anti-SARS-CoV-2 naturais ou após a vacinação, com potencial de neutralizar o vírus. 

Resultado do teste de anticorpos

Os resultados são definidos da seguinte forma: 

  • Abaixo de 26,8UI/mL: negativos; 

  • Entre 26,8-163UI/mL: reagentes; 

  • Maiores que 163UI/mL: reagentes altos 
     

Para quem é indicado 

O teste de anticorpos neutralizantes é indicado a partir do 21º dia de início dos sintomas do Coronavírus ou se há suspeita de que já teve contato com o vírus a mais de 21 dias. Da mesma maneira para vacinados, pelo menos 15-21 dias após a conclusão do esquema vacinal. Ou seja, é indicado para pessoas que desejam identificar a presença de anticorpos produzidos contra o SARS-CoV-2 após a doença ou vacinação. 
 

Contraindicações

Assim como os outros testes sorológicos disponíveis, o teste de anticorpos neutralizantes não é indicado para diagnosticar infecção ativa, apenas para saber se há presença de anticorpos após a cura da infecção ou após a vacinação. 

É importante ressaltar que se o resultado detectar a presença destes anticorpos, as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde não devem ser deixadas de lado – a duração da proteção varia entre os indivíduos e também pode ser menor do que a demonstrada no teste dependendo da variante circulante, lembrando que este teste foi desenhado com base no vírus original de Wuhan.   

 

Pedido médico é necessário?

O pedido médico é solicitado apenas se o exame for feito via convênio. No particular não é necessário. 
 

Principais diferenças entre os testes de COVID

Os exames disponíveis no momento contam com tecnologias capazes de identificar infecção ativa ou analisar a produção de anticorpos após a recuperação de uma infecção ou vacinação.  

Testes para diagnóstico da covid-19: 

  • Objetivo do exame:  Os testes moleculares são os testes de maior sensibilidade, são realizados em materiais do trato respiratório e indicam se o paciente está ou não com a infecção ativa naquele momento. 

  • Sensibilidade: Os testes de RT-PCR em Nasofaringe e o Point of Care (POCT), possuem sensibilidade elevada. A sensibilidade do RT-LAMP Point of Care varia de elevada para moderada.  

  • Vantagens: O RT-PCR em Nasofaringeé a metodologia padrão-ouro. O RT-PCR Point of Care (POCT), além de possuir metodologia padrão-ouro, também é capaz de apresentar resultados rápidos. O RT-LAMP oferece resultado rápido e elevada concordância com o PCR.  

  • Tempo para sair o resultado: O RT-PCR em Nasofaringe pode demorar até 72h. Os resultados dos testes RT-PCR Point of Care (POCT) e o RT-LAMP saem em no máximo 24h. O RT-PCR pela saliva sai em no máximo 48h.  
     

Agendar Exames

 

O teste de antígeno também é uma opção para aqueles que desejam realizar um exame de sensibilidade moderada e de resultado rápido.  
 

Testes de Sorologias:

Anticorpo IgG anti-RBD 

  • Objetivo do exame: O objetivo é analisar se há a presença do anticorpo IgG anti-RBD, ou seja, imunidade covid-19 no organismo pela presença dos anticorpos IgG mais correlacionados aos neutralizantes. 

  • Sensibilidade: Após 21 dias de infecção, a sensibilidade do exame é de 100%. Também pode ser utilizado para detecção de anticorpos pós vacinação. 

  • Vantagens: Elevada sensibilidade e especificidade, pode ter cobertura por convênios dependendo da situação.  

  • Tempo para sair o resultado: O resultado sai de 24h a 48h.  
     

Teste de Anticorpos Neutralizantes:

  • Objetivo do exame:  Esse exame tem como objetivo identificar se há presença de anticorpos neutralizantes após uma infecção ou vacinação.  

  • Sensibilidade: Após 21 dias de infecção, a sensibilidade do teste é de 100%. 

  • Vantagens: É específico para anticorpos neutralizantes, ou seja, aqueles capazes de impedir a ligação do vírus ao receptor da célula humana.  

  • Tempo para sair o resultado: O tempo de espera para o resultado é de 5 dias.  
     

Teste de Anticorpos Totais:

  • Objetivo do exame: O principal objetivo do exame é saber se o paciente já entrou em contato com o vírus anteriormente. Mesmo em pacientes vacinados, devido à baixa imunogenicidade das vacinas para este antígeno (anti-N) este teste pode ser útil para auxiliar no diagnóstico de covid-19 tardiamente (após 14 dias da doença) - quando não foi possível fazer o diagnóstico com um teste de RT-PCr ou de antígeno.  

  • Sensibilidade: Após 21 dias de contágio, a sensibilidade do teste é de 95% e a especificidade é de 100%. 

  • Vantagens: A maior vantagem é que o teste possui alta sensibilidade e especificidade e possui cobertura pelo plano de saúde, dependendo da situação. Além disso é um teste sorológico que permanece sendo útil para dar suporte ao raciocínio médico na suspeita de covid-19 em pacientes já vacinados, depois de 14 dias da suspeita da infecção. 

  • Tempo para sair o resultado: Entre 24h e 48h. 

Agendar Exames
 
 
dasa