Teste rápido para Covid-19: Como funciona e qual fazer?


Dra. Annelise Correa

teste rápido para Covid-19 é uma ótima opção para aqueles que desejam saber se estão ou não infectados em pouco tempo.  

A grande vantagem é que a pessoa pode fazer em cima da hora, no dia de uma viagem, antes de um evento, ou antes de ir a um estádio esportivo, por exemplo. 


Teste rápido de farmácia ou laboratório: qual a diferença? 

A diferença entre os dois está na exigência da qualidade dos resultados e laudo. Os laboratórios trabalham com normas técnicas bastante específicas, que existem para garantir a qualidade dos testes que os laboratórios fornecem. Já na farmácia, essas exigências não são as mesmas.  

Ainda sobre o laboratório, é necessário realizar uma revalidação do teste Covid-19, conhecer o seu desempenho, aprovar conforme a exigência de cada laboratório, emitir um laudo que fica arquivado no histórico do paciente, fornecendo garantia do responsável técnico que assina o documento. 

Qual é o teste rápido de Covid-19 mais confiável? 

Quando falamos em um teste confiável, temos que considerar que existem vários fatores que interferem na qualidade do resultado, o principal deles é a coleta. Temos que ter em mente que, mesmo realizando um teste com sensibilidade excelente, se a coleta não for bem-feita ou se a amostra não for bem acondicionada, pode prejudicar o resultado do teste independentemente do seu tipo. 

Agora em questão de sensibilidade, ou seja, os testes mais capazes de detectar as concentrações de vírus mesmo que não estejam em grandes quantidades, são os moleculares.  

Existe o RT-Lamp que é tão rápido quanto o teste de antígeno, demorando cerca de 15 minutos para ficar pronto, e é um teste molecular, fornecendo maior sensibilidade quanto ao antígeno, mas inferior ao RT-PCR Covid-19.  

Agendar Exame


Como funciona o teste rápido Covid-19 em laboratório? 

No teste de RT-PCR rápido, a amostra que é coletada por nasofaringe, é armazenada no soro fisiológico e levada para o laboratório, onde é colocada na máquina capaz de analisar um por um, fazendo toda a reação de PCR para procurar um fragmento do genoma do vírus. Após 1 hora temos o resultado negativo ou positivo.  

Outro teste rápido é o RT-Lamp, que é coletado da mesma forma do RT-PCR. A amostra é enviada para laboratório e colocada dentro de um equipamento menor responsável por fazer a extração do RNA e a amplificação isotérmica. A diferença é que não cicla a temperatura, sendo muito parecido com o RT-PCR, mas possuindo outro mecanismo de funcionamento. Dentro de 13 minutos o teste amplifica e identifica se há a presença do fragmento do genoma do vírus.  

Já o teste de antígeno é considerado o mais comum que temos, tanto na farmácia quanto nos laboratórios, capaz de procurar a proteína do vírus. Feito por uma coleta em swab de nasofaringe, que é passado por um líquido extrator que capta as proteínas do Coronavírus e normaliza o pH da amostra. Esse material é colocado em uma tira que contêm anticorpos contra essa proteína específica do Covid. Se essa proteína estiver presente, ela vai se ligar naquele pedaço da tira e provocar uma reação de cor indicando o resultado. 
 

Qual teste rápido para fazer viagem de avião? 

Sobre as viagens internacionais, a necessidade do teste irá depender de diversos fatores, como companhia aérea e destino de viagem. Atualmente, as normas vêm se modificando regularmente, portanto, é necessário que cada passageiro consulte as exigências do seu destino. 

Existem lugares que exigem o RT-PCR nasofaringe, enquanto outros aceitam o de antígeno ou RT-Lamp. É interessante utilizar testes rápidos, pois, mesmo que eles possuam uma sensibilidade mais baixa, também detectam o vírus quando realmente a pessoa está infectada na fase aguda e mais transmissível da doença.   

É observado com muita frequência, pessoas que tiveram Covid-19 a 1 ou 2 meses atrás e quando vão fazer o RT-PCR para viajar, o exame continua apontando positivo por ser um teste de alta sensibilidade.  Algumas companhias também aceitam o RT-PCR positivo deste período, desde que acompanhado com o atestado médico garantindo a recuperação do paciente.  

Para viagens nacionais, são poucos os destinos que exigem o teste de Covid-19.  

O que os passageiros precisam ter a consciência é de que o avião é um ambiente fechado onde as pessoas permanecem por algumas horas, portanto, ter a responsabilidade de que se apresenta suspeita de Covid, sintomas ou teve contato com alguém positivo, não viaje. Além disso, seria bastante responsável realizar um teste antes de um embarque, pois, existem diversas pessoas assintomáticas com potencial de transmissão. Outro fator extremamente importante é continuar seguindo as recomendações dos órgãos de saúde sobre o uso de máscaras e álcool em gel. 
 

Preços e onde fazer o teste rápido para Covid-19 no Delboni 

No Delboni você realiza seu teste rápido para Covid-19 sem burocracias, com atendimento de qualidade e confiabilidade na entrega de resultados. Opte pelo melhor horário e unidade de preferência através do Nav Dasa.

Além dos testes rápidos, você encontra exames sorológicos, como o de anticorpos neutralizantes, indicados para pessoas que já entraram em contato com o vírus anteriormente e desejam saber o nível de anticorpos no organismo.

Agendar Exame
 
 
dasa