Novo teste de Variantes da COVID-19 identifica por qual variante o paciente está infectado

O teste de variantes da COVID-19 está disponível no Delboni para pacientes que possuem um diagnóstico positivo do Coronavírus e desejam descobrir por qual variante está infectado.

Espera-se que os vírus sofram mutações constantemente, portanto novas variantes podem aparecer com o passar do tempo. Atualmente, há muitas variantes do SARS-CoV-2 e o exame é capaz de identificar qual das cinco principais que circulam no Brasil é responsável pela infecção.
 

Para que serve o teste de variantes da COVID-19?

Esse teste de COVID-19 serve para avaliar se uma das 5 principais variantes circulantes no país é responsável pela infecção atual do paciente.
 

Como o teste é feito e para quem é indicado?

O teste de variantes é indicado para pacientes com diagnóstico de COVID-19 por RT-PCR, RT-LAMP, RT-PCR por saliva ou teste de antígeno positivo e início dos sintomas há menos de 10 dias.
 

O teste de variantes substitui a RT-PCR convencional?

Não, o RT-PCR é um teste de diagnóstico que deve ser realizado antes do paciente fazer o teste de variante da COVID-19. Além do RT-PCR convencional, o paciente pode optar por realizar o ID now, RT-LAMP ou antígeno da COVID-19 , todos estes são capazes de identificar infecção ativa.
 

Quais as cepas de coronavírus detectadas?

O exame é capaz de identificar cinco das principais variantes circulantes no Brasil. Elas são classificadas em variantes de preocupação (VOC), que são: P.1 (Amazonas/Brasil); B.1.1.7 (Reino Unido) e B.1.351 (África do Sul), e variantes de interesse (VOI): P.2 e N.9 (Brasil).
 

O teste pode ser realizado em pacientes internados?

Sim, pode. Se houver solicitação prévia do médico responsável, o paciente poderá realizar o teste caso esteja internado em um dos hospitais que são atendidos pela Dasa.

Se o paciente estiver internado em um hospital que não é atendido pelos laboratórios da Dasa, também é possível realizar o teste mediante ao pedido médico e autorização prévia do hospital.
 

Meu convênio saúde cobre o exame de variantes?

O exame não está no rol de cobertura da ANS, podendo ser feito apenas na modalidade particular. 

 

Posso fazer o teste das variantes sem ter feito os outros testes da COVID-19?

Não. Recomendamos a realização do teste de variantes apenas após a confirmação do diagnóstico pelos exames citados acima.

 

Informações de agendamento e resultados do exame no Delboni

O resultado do teste de Variantes da COVID-19 tem um prazo de até 72 horas para coletas realizadas em São Paulo.

Para realizá-lo basta acessar nossa plataforma do Nav Dasa.

Agendar Exame
 
 
dasa