O coagulograma é um conjunto de exames responsáveis pela análise de alterações da coagulação presentes no sangue humano. Com ele, é possível identificar doenças ou complicações e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Esse exame pode ser indicado pelo médico em várias ocasiões, principalmente antes de cirurgias para avaliar possíveis riscos de sangramento.
O QUE É COAGULOGRAMA?
Coagulograma é um conjunto de exames que permite avaliar os processos de coagulação do sangue.
PARA QUE SERVE O COAGULOGRAMA?
O coagulograma possui inúmeras aplicações clínicas, nas quais saber o real status de capacidade coagulatória faz grande diferença.
Abaixo citamos alguns exemplos de situações que são necessárias a avaliação do processo de coagulação:
-
Pré-operatório de qualquer cirurgia, pois avalia o risco de sangramento;
-
Investigação de sangramentos espontâneos que demoraram para cessar;
-
Diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos fora do período menstrual;
-
Diagnóstico e seguimento de doenças hematológicas;
-
Acompanhamento em vigência do uso de medicamentos que alteram a coagulação;
-
Após a picada de animal (cobras) ou inseto (aranhas e escorpiões), cujo veneno possa ter propriedades que alteram a coagulação sanguínea;
-
Suspeita de dengue.
COMO É FEITO?
O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida, sem a necessidade de preparo prévio.
Para a avaliação correta dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.
EXAMES DO COAGULOGRAMA COMPLETO
A coagulação é um processo sequencial de eventos dentro do nosso corpo. Chamamos de cascata da coagulação pois várias substâncias estão envolvidas (fatores de coagulação) e a ativação de um produz outras substâncias que ativam os demais de forma sequencial, em cascata. Além dos fatores de coagulação, as plaquetas, a vitamina K e o cálcio possuem papéis essenciais para uma boa coagulação.
TEMPO DE PROTROMBINA (TP)
O TP avalia a via extrínseca da coagulação, que é composta pelos fatores III (tromboplastina tissular), VII, X, V, II (protrombina), I (fibrinogênio) e finalmente a fibrina.
TEMPO DE TROMBOPLASTINA PARCIAL ATIVADO (TTPA)
O TTPA avalia a via intrínseca da coagulação que envolve vários fatores de coagulação como os fatores XII, XI, IX, VIII, X, V, II (protrombina), I (fibrinogênio) e finalmente a fibrina.
QUANTIDADE DE PLAQUETAS
O exame avalia a presença, a quantidade e a forma das plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares, também conhecidos como trombócitos, presentes no sangue e que estão intimamente relacionadas à formação de coágulos.
PREPARO E INDICAÇÕES
O coagulograma não necessita de preparo prévio e nem de jejum. O exame está indicado toda vez em que se deseja conhecer a capacidade de coagulação de uma pessoa.
PRECISA DE JEJUM PARA FAZER O COAGULOGRAMA?
Não é necessário.
POR QUE O COAGULOGRAMA É IMPORTANTE?
O coagulograma permite diagnósticos variados, como, por exemplo, doenças hematológicas, intoxicações, doenças infecciosas e entre outras. Ele também avalia o risco de sangramento em procedimentos ou em vigência do uso de medicamentos.
QUAIS INFORMAÇÕES SÃO OBTIDAS NO COAGULOGRAMA?
O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.
ONDE E QUANDO FAZER O EXAME?
O exame pode ser realizado em todas as unidades do laboratório Delboni. Para agendar, basta acessar o Nav Dasa.
É necessário o pedido médico para a cobertura da operadora de saúde, mas também está disponível na forma particular, por solicitação própria.