Ecocardiograma Transtorácico: como é e quando é indicado

ecocardiograma transtorácico

 

Autor: Dr. João Tress, médico ecocardiografista

 

O ecocardiograma transtorácico é um exame de imagem não invasivo e utilizado para avaliar a estrutura e a função do coração. O procedimento fornece uma visão detalhada de todas as estruturas do órgão, permitindo avaliar o tamanho, a espessura e os movimentos dele.  

Essas informações ajudam os médicos a diagnosticar diversas doenças e condições cardíacas, além de avaliar a progressão de doenças pré-existentes.  

 

Agendar Exame

 

O que é o Ecocardiograma Transtorácico? 

O ecocardiograma transtorácico é um exame de imagem não invasivo e utilizado para avaliar a estrutura e a função do coração.  

A palavra "transtorácico" significa que o exame é realizado através do tórax. Isso ocorre por meio de ondas sonoras (ultrassom), que criam imagens em movimento do coração, permitindo que os médicos vejam as várias partes do órgão em funcionamento. 

Quando o Ecocardiograma Transtorácico é indicado? 

O ecocardiograma transtorácico é indicado para diagnosticar ou monitorar condições cardíacas. Alguns casos em que ele é recomendado são: 

  • Investigação de sintomas suspeitos: dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio, palpitações ou inchaço nas pernas podem indicar problemas cardíacos e o exame pode ajudar nesse diagnóstico. 

  • Doenças cardíacas conhecidas: pacientes com histórico de doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, arritmias e cardiomiopatias) podem ser monitorados com a realização do exame.  

  • Antes e após cirurgias cardíacas: o ecocardiograma é frequentemente usado para avaliar a estrutura e a função do coração antes de procedimentos como cirurgia cardíaca ou intervenções nas válvulas cardíacas.   

  • Avaliação geral: doenças como hipertensão arterial, diabetes, lúpus e problemas renais podem afetar o coração. Dessa forma, o exame é feito para avaliar se o órgão já apresenta algum dano antes mesmo do aparecimento de sintomas.  

  • Rastreio: pessoas com alto risco de doenças cardíaca podem realizar o exame de forma preventiva para diagnosticar problemas de forma precoce. 

Agendar Exame

 

Como funcionam a preparação e execução do exame? 

O ecocardiograma transtorácico é um procedimento não invasivo, indolor e que leva entre 15 e 30 minutos para ser concluído.  

Normalmente, o exame não exige nenhuma preparação especial, ou seja, o paciente pode comer, beber e tomar os medicamentos diários normalmente.  

Na execução do exame, o paciente fica deitado em uma maca. Alguns eletrodos são colocados no tórax do paciente e há também monitoramento da pressão arterial e da saturação de oxigênio.  

Então, o médico aplica um gel para deslizar melhor o transdutor, dispositivo utilizado para emitir as ondas sonoras e refletir as imagens do coração.  

Durante o exame, o especialista pode pedir para que o paciente mude de posição ou realize respirações profundas para observar partes específicas do coração.   

Quais condições o ecocardiograma transtorácico pode detectar? 

O ecocardiograma transtorácico pode detectar diversas doenças e condições cardíacas. Algumas delas são: 

  • Doenças das válvulas cardíacas, como estenose (estreitamento da válvula) ou regurgitação (vazamento da válvula); 

  • Cardiomiopatias, doenças do músculo cardíaco que tornam mais difícil para o coração bombear sangue; 

  • Disfunção do ventrículo esquerdo, que é a principal câmara de bombeamento de sangue;  

  • Defeitos cardíacos congênitos, como anormalidades das válvulas, dos grandes vasos e outros casos mais complexos;  

  • Doença pericárdica, condições que afetam o pericárdio, a camada fina de tecido que envolve o coração;  

  • Aneurismas e dissecções da aorta;  

  • Massas cardíacas, como tumores ou coágulos sanguíneos. 

Agendar Exame

 

Dasa

 

Fonte: João Carlos  Tress , Doutor em cardiologia pela UFRGS, Advisor in 3D echocardiography in Cedars Sinai Los Angeles – CA, pós-graduado em neurossonologia Cetrus, Responsável médico pelo serviço de ecocardiografia do CHN (Complexo Hospitalar Niterói), Rio de Janeiro.