Autora: Dra. Mariana Florentino Munhoz
O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente. É utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte por câncer nos homens.
Cuidar da sua saúde é importante em todos os momentos e manter seus exames de rotina em dia é fundamental. Afinal, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
O que é PSA?
O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células epiteliais da próstata. É encontrado em quantidades elevadas no sêmen e, normalmente, em pequenas quantidades no soro. Isso significa que, é comum que todos os homens tenham PSA presente no sangue, dentro de nível considerado normal.
Qual é o valor normal do PSA livre e total?
O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL.
Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
Já os pacientes que apresentam os valores de PSA total entre 4 ng/mL e 10 ng/mL são considerados de difícil avaliação e a recomendação é que siga com acompanhamento clínico e laboratorial por meio da dosagem do PSA total e livre e / ou outros exames complementares, conforme indicação de seu médico.
No entanto, é válido ressaltar que o valor de PSA encontrado em um resultado de exame, deve ser sempre correlacionado com uma série de outros fatores clínicos, e cabe ao especialista avaliar individualmente os casos para definição de melhor conduta.
Para que serve o exame PSA?
O exame tem como objetivo avaliar se há risco para o câncer de próstata, visto que esse causa níveis elevados de PSA. Quando a intenção é a detecção precoce do tumor, normalmente o PSA é realizado em conjunto com o exame digital retal (toque prostático).
No entanto, diversas condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA no sangue, como hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Nesses casos, necessita-se de outros procedimentos de investigação.
Esse teste também é indicado para acompanhamento de pacientes já diagnosticados e tratados de neoplasias de próstata, sendo possível observar se existe recorrência da condição.
Como o exame PSA é feito?
Trata-se de uma pequena coleta de sangue venoso, usada para medir o PSA total e o PSA livre.
PSA: preparação para o exame
Para a realização do exame, são exigidos alguns preparos importantes:
-
Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas que antecedem o exame;
-
Não realizar exercícios que causem impacto em região de períneo, como andar de bicicleta ou motocicleta, equitação (andar a cavalo) nas 48 horas antes da coleta;
-
Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, é necessário o intervalo de 4 dias para a coleta;
-
Após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra;
-
Após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra;
-
Após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, esperar 15 dias para a coleta de amostra;
-
Após a realização de estudo urodinâmico, respeitar o intervalo de 21 dias para a coleta de amostra;
-
Após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra;
-
Não é necessário jejum para a coleta.
Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo.
Quem deve fazer o PSA?
A dosagem do PSA deve ser feita como rotina e é um dos exames essenciais para os homens no check-up.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional para análise individualizada do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Homens de raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem iniciar aos 45 anos.
Agende seu exame PSA no Delboni
No Delboni você realiza seus exames com qualidade, confiabilidade e tecnologia de ponta em todos os procedimentos.
No Nav Dasa, você pode agendar sua consulta on-line com o urologista, além de agendar e acompanhar resultados de exames. Conheça o Nav Dasa e cuide da saúde onde estiver.