Neuralgia pós-herpética: entenda a dor pós herpes-zóster

neuralgia pos herpetica

 

Autor: Dr. Marcus Tulius - médico neurologista

 

Agendar e Fazer em Casa

 

O herpes-zóster, uma reativação do vírus da catapora, afeta principalmente idosos e pessoas com alguma imunodeficiência temporária ou adquirida. Após a catapora, o vírus permanece nos nervos e pode reativar anos depois, causando dor intensa e crônica intensa ao longo de nervos específicos, chamada de neuralgia pós-herpética.  
 

Continue a leitura e saiba mais sobre essa condição, sintomas, e opções de tratamento. 

 

O que é neuralgia pós-herpética? 

Neuralgia pós-herpética é o quadro de dor neuropática, ou seja, que se origina no nervo, resultante do acometimento do herpes-zóster.  

 

Quais são os sintomas de neuralgia pós-herpética? 

O principal sintoma da neuralgia pós-herpética é a dor intensa, caracterizada por sensações de queimação ou choque. 

 

Quanto tempo a neuralgia pós-herpética pode durar? 

Pode persistir por vários dias, semanas e, em alguns casos, tornar-se crônica se não for tratada adequadamente em tempo hábil. 

 

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico é estabelecido clinicamente, com base na presença de uma história típica das lesões. Sendo assim, o médico verifica os sintomas e analisa as lesões.  

 

Agendar e Fazer na Unidade
 
 
Agendar e Fazer em Casa
 
 

Tratamento: como se livrar da dor pós herpes-zóster? 

O tratamento para aliviar a dor pós-herpes-zóster inclui o uso de medicamentos que têm como alvo a causa da dor no nervo. Geralmente, esses medicamentos pertencem à classe utilizada no tratamento da depressão e epilepsia, mas que também são eficazes no alívio da dor neuropática.

Vale ressaltar que um neurologista clínico é o profissional adequado para orientar o tratamento. 

 

Como prevenir o herpes-zóster?  

A prevenção do herpes-zóster pode ser alcançada por meio da vacinação. Essa medida é eficaz e segura, envolvendo a administração de duas doses da vacina.  

É recomendada para indivíduos com 50 anos de idade ou mais, bem como para aqueles com mais de 18 anos que apresentam algum grau de imunossupressão, ou seja, aqueles que possuem um sistema imunológico debilitado.  

ATENDIMENTO DOMICILIAR

Com o Delboni, você pode realizar a aplicação de vacinas em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento móvel que vai até você sem taxa de deslocamento.

Agendar Vacina na Unidade
 
 
Agendar Vacina em Casa
 

 

Leia mais: Atendimento domiciliar: coleta de exames e vacinas em casa