Nova Gripe: diferenças, sintomas e como prevenir

nova gripe

 

Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto - Médica infectologista

 

Agendar Vacina

 

Todos os anos podemos ter uma nova gripe com sintomas e tratamentos semelhantes com os já conhecidos.  

A gripe pode ser especialmente grave em grupos considerados de risco e deve ser prevenida através da vacinação, que é a melhor e mais eficaz forma de evitar a doença. O imunizante é formulado todos os anos de acordo com os vírus que circularam recentemente nos hemisférios sul e norte, sendo necessária uma dose anual.  

Quais são os subtipos do vírus influenza? 

O vírus Influenza pode ser classificado em A, B, C e D. Os que mais comumente causam doença em seres humanos são influenza A e influenza B. 

Na superfície dos tipos A e B existem duas proteínas, a hemaglutinina (HA), que liga o vírus ao receptor, e a neuraminidase (NA), responsável por fazer a liberação do vírus pela célula, permitindo assim infectar outras células. 

Quando se trata do tipo A, existem diversos subtipos. Sabe-se que há mais de 18 hemaglutininas distintas (de H1 até H18) e 11 neuraminidases (de N1 até N11). É possível que novos subtipos sejam criados devido a mistura dessas proteínas. Atualmente, os subtipos H1N1 e H3N2 são os que mais frequentemente causam doença em seres humanos.  

Já o tipo B tem duas variantes: Yamagata e Victoria, responsáveis por epidemias sazonais. 

Quais são os sintomas da gripe? 

Os principais sintomas de gripe são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, coriza e dor de garganta. 

Qual é a diferença entre H1N1 e H3N2? 

Tanto o H1N1 quanto o H3N2 fazem parte de um grupo maior de vírus Influenza chamado Influenza A. Eles são separados de acordo com a presença de um tipo de hemaglutinina e de neuraminidase, que estão presentes na superfície do vírus e são detectadas a partir de testes laboratoriais. 

Qual a importância da vacina da gripe na prevenção? 

A forma mais segura e eficaz de se prevenir da gripe é se vacinando todos os anos.  

O imunizante é indicado para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida. Em geral, é muito bem tolerado, sendo contraindicado apenas para pessoas que apresentaram anafilaxia (alergia grave) a algum componente da vacina ou à dose anterior. 

Em 2024, a composição da vacina quadrivalente passa a ser: 

  •  Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09 

  • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2) 

  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria) 

  • Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata) 

Agendar Vacina

 

Já a vacina trivalente é composta por 3 subtipos: 

  • Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09 

  • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2) 

  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria) 

 

Quando devo procurar por um médico? 

Os sintomas que podem ser indicativos de uma infecção pelo SARS-CoV-2, infecção pelo vírus Influenza ou doença causada por outros tipos de vírus, em geral, são muito parecidos no início.  

A necessidade de procurar um médico se dá em duas situações especiais: quando os sintomas respiratórios começaram leves, como coriza, dor de garganta e febre, e de repente há uma piora importante do quadro respiratório, desconforto e febre que não passa. A outra situação para buscar auxílio médico são para os pacientes que apresentam risco aumentado de infecção grave, ou seja, crianças pequenas, lactentes jovens, gestantes, idosos e pessoas com a imunidade comprometida (que tomem imunossupressor, sejam transplantadas ou que convivam com o HIV) ou com condições de base como cardiopatia, diabetes e doença renal. 

Quais são os tratamentos mais comuns? 

O tratamento habitual para qualquer doença respiratória se baseia no uso de antitérmicos e analgésicos prescritos por um médico.   

O uso de solução fisiológica para diminuir a secreção das vias respiratórias também pode ser indicado.

Além disso, há situações em que este quadro respiratório pode ser agravar, sendo necessário procurar auxílio profissional para que a pessoa seja examinada, permitindo assim realizar o diagnóstico e indicar o tratamento a ser seguido.

Agendar Consulta ou Vacina
 
 
dasa