Autora: Dra. Mariana Munhoz, médica endocrinologista da Dasa
É muito importante controlar o nível de Triglicerídeos (ou triglicérides) para evitar graves complicações a longo prazo. Entenda quais são os principais cuidados e a importância de realizar exames com frequência.
O QUE SÃO TRIGLICERÍDEOS (TRIGLICÉRIDES)?
Triglicerídeos são um tipo de gordura (lipídio) encontrado no sangue e representam o principal componente lipídico dos alimentos e dos depósitos de gordura do nosso organismo. Quando você come, seu corpo converte todas as calorias que não precisa usar imediatamente em triglicerídeos, os quais são armazenados nas células de gordura.
Mais tarde, os hormônios liberam triglicerídeos para obter energia entre as refeições. Portanto, seus níveis estão diretamente relacionados ao consumo e gasto de energia. Se você ingere regularmente mais alimentos ricos em carboidratos do que gasta, pode acabar ocasionando níveis de triglicerídeos elevados no sangue.
Quando os níveis de triglicerídeos ficam mantidos acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, ocorre a hipertrigliceridemia, que deve ser tratada com atenção, uma vez que está diretamente relacionado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, algo que pode resultar em doenças cardiovasculares.
Além disso, quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade de o paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), e esteatose hepática (gordura no fígado).
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TRIGLICERÍDEOS E COLESTEROL?
Triglicerídeos e colesterol são diferentes tipos de lipídios que circulam no sangue: os triglicerídeos armazenam calorias não utilizadas e fornecem energia ao corpo, enquanto o colesterol é usado para construção de células e produção de certos hormônios.
POR QUE OS TRIGLICERÍDEOS ELEVADOS SÃO IMPORTANTES?
Triglicerídeos elevados podem contribuir para o endurecimento das artérias ou espessamento das paredes das artérias (aterosclerose) – o que aumenta o risco de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e outras doenças cardíacas.
Triglicerídeos em excesso podem ser causa de esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e quando em níveis extremamente elevados (em torno de 500 – 800 mg/dL) também podem causar inflamação aguda do pâncreas (pancreatite).
Aumento de triglicerídeos são frequentemente um sinal indireto de outras condições como obesidade, síndrome metabólica, Diabetes mellitus e Hipotireoidismo.
EXISTEM SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO?
A curto prazo, pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, a importância de realizar exames de sangue com periodicidade, pois é o único jeito de saber o nível de triglicerídeos e obter um diagnóstico assertivo.
Pacientes que apresentam um nível muito elevado de triglicerídeos, majoritariamente por fatores genéticos, precisam se atentar à presença de xantomas (placas de gordura amareladas) que podem aparecer em áreas de dobras do corpo.
O QUE CAUSA A ELEVAÇÃO DE TRIGLICÉRIDES?
A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo.
Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas como: refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.
Outro possível fator é a falta de exercício físico, visto que os triglicerídeos são a reserva de energia que, quando não gasta, pode provocar o desenvolvimento de determinadas complicações.
Certas condições genéticas conhecidas como hipertrigliceridermia familiar, afetam a forma como o corpo converte gordura em energia e também são relacionadas aos altos níveis de triglicerídeos, mesmo quando a pessoa mantém a alimentação saudável e exercícios físicos.
Existe ainda como causa de triglicerídeos elevados, o efeito colateral de certos medicamentos, como: diuréticos, estrogênio e progesterona, corticóides, betabloqueadores, alguns imunossupressores e alguns medicamentos para HIV.
DIAGNÓSTICO DO EXAME DE TRIGLICERÍDEOS
Seu médico geralmente verificará se há triglicerídeos elevados como parte de um teste de colesterol, que às vezes é chamado de painel lipídico ou perfil lipídico.
Um simples exame de sangue pode revelar se seus triglicerídeos estão em uma faixa saudável:
Com jejum: menor que 150 mg/dl
Sem jejum: menor que 175 mg/dl
Após os resultados do exame, se você for diagnosticado com triglicerídeos alto, é possível que seu médico recomende consultas com nutrólogos e endocrinologistas, para melhor tratamento dessas complicações.
PREVENÇÃO DE HIPERTRIGLICERIDEMIA:
Escolhas de estilo de vida saudável são fundamentais:
- Exercite-se regularmente: realize no mínimo 30 minutos de atividade física na maioria ou em todos os dias da semana. O exercício regular pode reduzir os triglicerídeos e aumentar o colesterol “bom”. Tente incorporar mais atividade física em suas tarefas diárias – por exemplo, subir escadas no trabalho ou caminhar durante os intervalos.
- Evite açúcar e carboidratos refinado como farinha branca, ou frutose em excesso, pois podem aumentar diretamente os triglicerídeos.
- Perder peso. Calorias extras são convertidas em triglicerídeos e armazenadas como gordura. Reduzir consumo de calorias reduzirá os triglicerídeos.
- Escolha gorduras mais saudáveis: troque a gordura saturada encontrada nas carnes vermelhas por gorduras mais saudáveis, encontradas nas plantas, como os óleos de oliva e canola e peixes. Evite gorduras trans ou alimentos com óleos ou gorduras hidrogenados.
- Limite a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente sobre os triglicerídeos.
FAÇA ESSE EXAME EM CASA OU NO ESCRITÓRIO SEM TAXA DE DESLOCAMENTO!
Sabia que você pode fazer exame de sangue em casa ou no seu local de trabalho? O Delboni vai até você com o atendimento domiciliar. Todos os exames e vacinas sem taxa de deslocamento, com a segurança do laboratório e a cobertura de planos de saúde.