Exame TSH: Tudo o que você precisa saber sobre o exame de tireoide

 

O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo. Seu nível desregular pode afetar no peso, memória, crescimento e desenvolvimento, humor, concentração etc.

agendamento de exames e consultas

O que é e para que serve o exame TSH?

O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Além disso, o exame mostra quais são as possíveis causas, se os tratamentos que estão sendo realizados estão surtindo efeito e alterações na tireoide de recém-nascidos. 

Quando o TSH é considerado alto?

TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Confira no laudo do seu laboratório o valor considerado para o seu exame. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

TSH Alto: Sintomas para ficar atento

O hipotiroidismo pode seguir de alguns sintomas que são:

  • Cansaço;

  • Depressão;

  • Queda de cabelo;

  • Ganho de peso;

  • Dores musculares frequentes;

  • Lapsos de memória;

  • Intestino preso;

  • Colesterol alto.


Principais dúvidas relacionadas ao exame TSH 

Qual exame de sangue detecta câncer de tireoide?

O exame de sangue, chamado de tireoglobulina, geralmente não detecta o câncer de tireoide, mas é útil para verificar qualquer irregularidade e para acompanhar o tratamento.

Como saber se estou com problema de tireoide?

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, que podem ser agendados online.

Quanto custa o exame TSH?

O valor do exame depende da unidade em que será realizado. Você pode clicar aqui para consultar os valores.

Quando devo fazer o exame TSH?

O exame da tireoide deve ser feito após uma recomendação médica. Além disso, é importante estar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide. 

 

Faça o exame TSH em casa ou no escritório sem taxa de deslocamento!

Sabia que você pode fazer o exame TSH em casa ou no seu local de trabalho? O Delboni vai até você. Todos os exames e vacinas sem taxa, com a segurança do laboratório e a cobertura de planos de saúde. Clique aqui para tirar suas dúvidas e agendar a data.

 

consulta online, agendamento e resultados de exames