Autora: Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectopediatra e médica consultora em vacinas da Dasa.
O Brasil já tem uma nova vacina da dengue disponível na rede privada. Batizada de Qdenga, este é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram o vírus da dengue.
O Brasil já contava com uma vacina contra a dengue, a Dengvaxia. Contudo, esse imunizante é indicado apenas para pessoas que já tiveram dengue anteriormente.
Já a nova vacina, além de ser indicada também para os que não tiveram contato com o vírus anteriormente, é mais uma forma de proteção contra a doença que causou recorde de mortes em 2022 no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1.016 óbitos ocorreram no último ano por conta do vírus.
Saiba mais, a partir de agora, sobre a nova vacina da dengue: esquema vacinal, contraindicações, eficácia e possíveis reações.
Como funciona a imunização através da nova vacina da dengue?
O esquema de imunização da Qdenga é concluído em um período de três meses, após duas doses da vacina com intervalo de três meses. É importante seguir rigorosamente o esquema de doses recomendado para obter a proteção completa.
Como a nova vacina da dengue foi desenvolvida?
A Qdenga é uma vacina viva atenuada desenvolvida a partir de versões atenuadas do sorotipo 2 do vírus (DEN 2). Para conferir proteção contra os outros tipos de vírus da dengue (DEN 1, DEN 3 e DEN 4), genes que codificam proteínas desses outros tipos foram também inseridos na vacina.
Quem pode tomar?
A Qdenga é destinada a crianças a partir dos quatro anos, adolescentes e adultos com até 60 anos. A principal diferença em relação à Dengvaxia é que não é necessário realizar um teste sorológico prévio para receber a vacina. Isso significa que mesmo aqueles que nunca foram infectados pela dengue podem ser imunizados com a Qdenga, desde que estejam dentro da faixa etária recomendada.
Existem contraindicações?
Sim. A vacina da dengue é composta por versões atenuadas do vírus, o que significa que são formuladas para terem uma forma enfraquecida do vírus. Desse modo, devido à sua composição e características, existem certas contraindicações para o seu uso:
-
Imunossuprimidos: ou seja, pessoas que possuem um sistema imunológico enfraquecido. Isso inclui pessoas com erros inatos da imunidade (antigamente chamadas de imunodeficiências primárias), pessoas que convivem com o HIV (vírus da imunodeficiência humana), bem como aquelas que passaram por transplante de órgãos, transplante de células-tronco hematopoiéticas ou que estão tomando medicamentos imunossupressores.
-
Gestantes;
-
Pessoas que estão amamentando;
-
Pessoas que tenham tido reações alérgicas aos componentes do imunizante ou a uma dose anterior da vacina: é importante destacar a importância de relatar qualquer histórico de alergias aos profissionais de saúde, para poderem ser realizadas avaliações adequadas e garantir a segurança do paciente.
Vacina dengue: quantas doses devo tomar?
A Qdenga segue um esquema de duas doses. Entre as aplicações, é necessário um intervalo de três meses.
Diferentemente da Dengvaxia, a Qdenga não exige a realização de um teste sorológico prévio para determinar se a pessoa já teve dengue. Portanto, ela pode ser administrada independentemente do histórico de infecção prévia.
Qual é a eficácia da vacina da dengue?
A vacina Qdenga tem uma eficácia geral de 80,2% na prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. Essa eficácia foi avaliada após 12 meses da administração da segunda dose. Esses dados indicam que a Qdenga oferece uma proteção significativa contra a doença.
Além disso, a vacina é capaz de reduzir as hospitalizações relacionadas à dengue em até 90%, um dado extremamente importante, uma vez que a hospitalização por dengue pode representar um risco significativo para a saúde levando até mesmo ao risco de morte.
Quais são as possíveis reações?
De modo geral, a Qdenga apresenta poucas reações após a vacinação, que podem ser:
-
Dor e vermelhidão no local da aplicação;
-
Dores de cabeça;
-
Febre;
-
Fraqueza.
Esses eventos podem durar de um a três dias e cedem espontaneamente.
Onde tomar a Vacina Dengue?
Para consultar preços, obter mais informações sobre as vacinas contra a dengue e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.