A vacina da gripe e a vacina da Covid-19 são dois imunizantes diferentes e de extrema importância.
A vacina da gripe confere proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza, que acomete o aparelho respiratório, podendo evoluir para doenças mais perigosas, como a pneumonia.
Já as vacinas Covid-19 são responsáveis por conferir proteção contra as infecções causadas pelo SARS-CoV-2, doença que atinge o trato respiratório e pode evoluir para uma pneumonia grave, levando muitos pacientes a óbito.
Principais diferenças entre a vacina da gripe e as vacinas contra o COVID-19
Ambas as vacinas possuem diferenças entre si. Entenda melhor:
Vírus
A vacina da gripe é capaz de fornecer proteção para infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. Já a vacina COVID-19, protege contra as infecções causadas pelo SARS-CoV-2, conhecido como novo Coronavírus.
Esquema de doses
O esquema de doses da vacina da gripe é de apenas uma dose todos os anos. Para conferir a proteção necessária, a maioria das vacinas Covid-19 necessitam de três doses.
Público-alvo da vacinação
A vacina da gripe é destinada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida. Por enquanto, a vacina Covid-19 só é recomendada a partir de 5 anos.
Reações adversas
As reações adversas da vacina da gripe incluem dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.
As pessoas que já foram imunizadas com a vacina Covid-19 também relataram dor local, inchaço e vermelhidão.
Eficácia
A eficácia da vacina da gripe é de cerca de 70%, e é a melhor forma de prevenir a doença.
As vacinas Covid-19, disponíveis no momento, possuem eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados e apresenta mais de 90% de eficácia contra as formas graves da doença.
Janela de proteção
A vacina da gripe é capaz de conferir proteção por 1 ano, sendo nova dose anualmente, que costuma conter modificações na sua formulação.
Ainda é cedo para determinar o tempo de proteção que as vacinas Covid-19 fornecem
A vacina contra o Covid-19 previne a gripe?
Não. A vacina Covid-19 é responsável apenas por prevenir as infecções causadas pelo Coronavírus e não possui relação com o vírus causador da gripe.
As recomendações do Ministério da Saúde são para que as pessoas se imunizem contra a gripe comum que, mesmo não tendo relação alguma com a proteção do Coronavírus, é uma excelente forma de proteger idosos, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas a evitar infecções respiratórias causadas pelos vírus Influenza.
Por que é importante tomar ambas as vacinas?
Atualmente, não há evidências de que alguma outra vacina, além daquelas especificamente projetadas para o vírus SARS-Cov-2, são capazes de proteger contra Covid-19. Portanto, é extremamente necessário que todos se imunizem com ambas as vacinas para prevenir tanto a gripe quanto a Covid-19.
É necessário um intervalo entre a vacina da gripe e a vacina contra o coronavírus?
Para pessoas a partir de 12 anos não é necessário aguardar um tempo específico para tomar ambas as vacinas. Atualmente, para crianças entre 5 e 11 anos deve-se guardar um intervalo de 15 dias antes e 15 dias depois de cada dose de vacina covid-19 para se administrar qualquer outra vacina.
Caso esteja com suspeita de Coronavírus, realizar o teste COVID-19 é o único método seguro e eficaz para diagnosticar a doença.
Onde tomar a vacina da gripe?
A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para grupos considerados prioritários de acordo com o Ministério da Saúde, como:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
- Adultos a partir de 55 anos;
- Profissionais da saúde;
- Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;
- População indígena;
- Pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);
- Forças de segurança e salvamento;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
É possível encontrar a vacina da gripe também nos serviços privados de vacinação na versão quadrivalente e disponível para todos os públicos à partir dos 6 meses.