
A vacina gripe confere proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza, que acomete o aparelho respiratório, podendo evoluir para doenças mais perigosas, como a pneumonia.
Contra a gripe, temos também a Efluelda, uma vacina de alta dose (high-dose), projetada especificamente para pessoas com 60 anos ou mais.
Ela contém quatro vezes mais antígenos (as substâncias que estimulam a resposta imune) que a vacina de dose padrão, o que confere uma resposta imune mais robusta em idosos, pois a proteção natural diminui com a idade.
Já as vacinas Covid-19 são responsáveis por conferir proteção contra as infecções causadas pelo SARS-CoV-2, vírus que atinge o trato respiratório e pode evoluir para uma pneumonia grave, levando muitos pacientes a óbito.
Principais diferenças entre a vacina da gripe e as vacinas contra o COVID-19
Ambas as vacinas possuem diferenças entre si. Entenda melhor:
Vírus
Tanto a vacina gripe como a Efluelda protegem contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza - embora a Efluelda ofereça proteção superior e esteja indicada para a população idosa.
Já a vacina COVID-19 protege contra as infecções causadas pelo SARS-CoV-2, vírus que causou a última pandemia e que continua levando a quadros graves, especialmente em idosos, crianças pequenas e pessoas com condições de imunossupressão.
Esquema de doses
O esquema de doses da vacina gripe e da Efluelda é de uma dose anual. Já a vacina Covid-19 requer esquema de doses que varia conforme a idade e a condição de imunossupressão da pessoa.
Público-alvo da vacinação
Enquanto a vacina gripe está indicada para qualquer pessoa com mais de seis meses de vida, a Efluelda é licenciada especificamente para pessoas a partir de 60 anos de idade.
Já a vacina Covid-19 só é recomendada a partir de 5 anos.
Reações adversas
Os eventos adversos da vacina gripe incluem dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular. No caso da Efluelda, os eventos são semelhantes, mas, como a vacina é de alta dose, a frequência e a intensidade deles podem ser um pouco maiores.
Já as pessoas que foram imunizadas com a vacina Covid-19 relataram dor local, inchaço e vermelhidão.
Eficácia
A eficácia da vacina gripe é de cerca de 70%, e é a melhor forma de prevenir a doença para a população em geral. Na prevenção da gripe em idosos, estudos indicam que Efluelda é 24% mais eficaz quando comparada à vacina de dose padrão.
As vacinas Covid-19 atualmente disponíveis possuem eficácia de 70% a 95% para sintomas leves e moderados e apresenta mais de 90% de eficácia contra as formas graves da doença.
Janela de proteção
Tanto a vacina gripe padrão como a Efluelda conferem proteção por 6 meses, exigindo uma nova dose a cada temporada de gripe.
O tempo de proteção conferido pelas vacinas Covid-19 varia conforme a idade e condição de imunossupressão. Assim:
-
Pessoas a partir de 60 anos e aquelas com condição de imunossupressão de qualquer idade devem tomar uma dose de vacina COVID-19 a cada 6 meses.
-
Crianças até 5 anos sem comorbidades precisam só do esquema básico que consiste em 2 a 3 doses conforme a vacina administrada, iniciando a vacinação aos 6 meses de idade.
-
A vacina COVID-19 é também recomendada a cada gestação, visando proteger a gestante e também o bebê até os seis meses de idade.
A vacina contra o Covid-19 previne a gripe?
Não. A vacina Covid-19 é responsável apenas por prevenir as infecções causadas pelo SARS-CoV-2 e não aquelas causadas pelo vírus influenza.
Contra a gripe, temos a vacina padrão para a população em geral e a Efluelda para os idosos.
Por que é importante tomar ambas as vacinas?
Somente as vacinas especificamente projetadas para o vírus SARS-CoV-2 são capazes de proteger contra Covid-19. E somente as vacinas contra a gripe – a padrão e a Efluelda – agem contra o vírus Influenza.
Portanto, é extremamente necessário que todos se imunizem com ambas as vacinas para prevenir tanto a gripe quanto a Covid-19.
É necessário um intervalo entre a vacina da gripe e a vacina contra o coronavírus?
As vacinas COVID-19 podem ser administradas simultaneamente ou a qualquer momento antes ou depois de outras vacinas para adultos, adolescentes e crianças, incluindo vacinas atenuadas e inativadas, excetuando-se a vacina contra a dengue.
Onde tomar a vacina da gripe?
A vacina gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para grupos considerados prioritários de acordo com o Ministério da Saúde, como:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
-
Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
-
Adultos a partir de 55 anos;
-
Profissionais da saúde;
-
Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;
-
População indígena;
-
Pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);
-
Forças de segurança e salvamento;
-
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A vacina Efluelda está disponível na rede privada de saúde, como nas unidades do Delboni.
Já a vacina Covid-19 é oferecida somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto - Infectopediatra e médica consultora em vacinas da Dasa