Angiotomografia Coronariana: o que é e quando fazer

Angiotomografia Coronariana

 

Autor: Dr. Eduardo Gomes Lima - Coordenador de Cardiologia. 

 

Agendar Angiotomografia Coronariana

 

A angiotomografia coronariana é um exame de imagem de última geração que utiliza técnicas de tomografia computadorizada para obter imagens detalhadas das artérias coronárias, responsáveis por irrigar o coração.  
 
O exame permite avaliar com precisão a presença do sangue marcado com contraste nos vasos coronarianos, sendo possível identificar doenças cardiovasculares – como obstruções, aneurismas, dilatações e outras complicações -- de forma precoce. Veja mais sobre o procedimento a seguir.   
 

Angiotomografia Coronariana: o que é? 

A angiotomografia coronariana é uma técnica de tomografia computadorizada que utiliza contraste para avaliar as artérias coronárias, como são chamadas as artérias que levam o sangue até o miocárdio (músculo do coração).  

São esses vasos que apresentam uma condição comum na população atualmente: a doença arterial coronariana, principal causa de infartos, principalmente em homens.  

Além disso, o exame tem a capacidade de detectar a presença de placas de gordura calcificadas, possibilitando a avaliação da quantidade dessas placas no coração (um exame que é chamado de escore de cálcio). 

 

Doenças que a Angiotomografia Coronariana pode diagnosticar 

A angiotomografia coronariana é um exame indicado para: 

  • Avaliar o risco de doenças cardíacas: pacientes com fatores de risco como diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas podem ser orientados a realizar o exame de forma preventiva. Nesses casos, não havendo sintomas, recomenda-se a realização apenas do escore de cálcio, que pode ser feito sem contraste, para detecção e quantificação das placas. 

  • Investigar dor no peito: angina ou dor no peito é um sintoma comum da doença arterial coronariana e pode ser investigada neste exame.  

  • Avaliar pacientes com insuficiência cardíaca: a angiotomografia pode auxiliar a identificar a causa da insuficiência cardíaca e direcionar o tratamento. 

  • Avaliar antes de cirurgias cardíacas: a angiotomografia fornece informações importantes para o planejamento de cirurgias de troca valvar, principalmente em pacientes mais jovens, evitando a necessidade de cateterismo.

Por se tratar de um exame de visualização direta dos vasos coronarianos, em alguns casos, é possível que o médico cardiologista peça também outros exames para avaliar melhor a condição do coração, como o ecocardiograma e o eletrocardiograma

 

Agendar Exame

 

Como é o preparo? 

O preparo para a angiotomografia coronariana requer jejum de 2 a 3 horas para evitar náuseas e desconforto durante o exame.  

Além disso, quando necessário, esse procedimento utiliza medicação (em geral, os chamados betabloqueadores), para que a frequência cardíaca fique em um nível relativamente baixo, próximo de 60 batimentos por minuto. Dessa forma, as imagens são feitas com menos movimento, produzindo fotos mais precisas das artérias.  

Além dos betabloqueadores, utiliza-se também um medicamento sublingual (nitratos) para dilatar as coronárias e conseguir melhor visibilidade desses vasos. 

 

Como é feito o exame? 

O exame é realizado em uma máquina chamada tomógrafo computadorizado. O paciente deita-se na mesa do tomógrafo e recebe uma injeção de contraste intravenoso.  
 
Durante a injeção, é comum sentir um pouco de calor ou rubor facial. Após a injeção, o tomógrafo é ligado e faz a captação das imagens. O exame dura cerca de 20 minutos e é indolor. 

 

Angiotomografia com contraste: possíveis riscos e contraindicações 

A angiotomografia coronariana é um exame seguro, mas pode causar desconforto em pacientes sensíveis ao contraste. Nesses casos, é possível sentir-se enjoado e apresentar vômitos, por exemplo.  

Por outro lado, o exame pode ser contraindicado para pacientes com problemas renais graves, já que o contraste (feito à base de iodo) pode prejudicar ainda mais os órgãos.  
 
Pessoas com alergia ao iodo também devem comunicar o médico pois há o risco de choque anafilático (uma reação alérgica grave). No entanto, a avaliação de benefícios e riscos do exame deve ser feita pelo médico responsável. 

 

Recomendações após o exame 

Após o exame, o paciente permanece em observação por cerca de 15 minutos para avaliar qualquer possível reação alérgica ao contraste. Se estiver tudo bem, é recomendada a ingestão de 3 a 4 litros de água durante 24 horas para a ajudar a eliminar o contraste do organismo. Pacientes que praticam atividade física também devem evitar os treinos por 24 horas.  

Já para os diabéticos que fazem uso de medicações que contenham ou sejam derivadas da metformina são orientados a suspender o uso desse remédio nas 48 horas posteriores ao exame (ou pouco antes do exame, quando possível) para reduzir o risco de efeitos colaterais.  

 

Onde agendar angiotromografia coronariana? 

Para obter mais informações sobre onde realizar o a angiotomografia coronariana, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.

Agendar Exame
 
 
Dasa