Autora: Dr. Rosita Fontes, endocrinologista e assessora médica da Dasa
O anti-tireoglobulina, ou anticorpo dirigido contra a tireoglobulina, é um exame que pode ser usado como complemento na investigação de doenças autoimunes da tireoide e associado à dosagem da proteína tireoglobulina.
O exame de anti-tireoglobulina, apesar de não estar entre os principais exames de avaliação da tireoide, pode ser solicitado pelo seu endocrinologista em determinadas condições relacionadas à tireoide.
Mas você sabe para que serve o exame e o que níveis elevados podem indicar? É visando responder essas e outras perguntas que te convidamos a continuar a leitura.
Anti-tireoglobulina: o que é?
Anti-tireoglobulina (TgAb) são anticorpos que o sistema imunológico produz quando ataca por engano a tireoglobulina, uma das proteínas importantes para o adequado funcionamento da glândula tireoide.
Para que serve o exame anti-tireoglobulina?
Trata-se de um exame utilizado, principalmente em duas acompanhando a dosagem da tireoglobulina (TG). Além disso, pode ser útil na investigação de doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto, quando combinado com a dosagem de antitireoperoxidase (anti-TPO), que é mais específica para diagnosticar essas condições autoimunes
De qualquer forma, vale destacar que não é um procedimento recomendado como parte de exames de rotina de check-up.
Anti-tireoglobulina alto: o que pode indicar?
Um nível elevado de anti-tireoglobulina pode estar presente em doenças autoimunes da tireoide.
Vale destacar que, no acompanhamento do câncer da tireoide, o foco principal é na tendência de queda ou aumento ao longo do tempo.
Quando o exame é indicado?
O exame anti-tireoglobulina é indicado principalmente nos seguintes casos:
-
Acompanhando a dosagem da tireoglobulina, quando o médico precisar avaliar se há tecido tireoidiano presente.
-
Investigação de doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto, quando combinado com a dosagem de antitireoperoxidase (anti-TPO), para auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento da condição.
Comumente, o teste de anti-tireoglobulina é requisitado em conjunto com uma bateria de exames tireoidianos, incluindo a medição de T3 e T4, TSH e tireoglobulina. Essa abordagem permite uma avaliação abrangente do funcionamento da glândula tireoide, facilitando o diagnóstico preciso e a determinação do tratamento mais adequado pelo médico.
Outros exames para análise de alterações na tireoide
Geralmente, o exame anti-tireoglobulina faz parte de uma abordagem que inclui a análise da história clínica do paciente (anamnese), o exame físico conduzido pelo médico e exames complementares específicos, quando necessário, como:
-
TSH isolado ou em conjunto com T4 livre e da dosagem de anticorpos antitireoidianos;
-
Ultrassonografia, cintilografia ou tomografia, conforme indicado pelo médico, para uma avaliação mais detalhada da glândula tireoide e de possíveis condições relacionadas.
Como o exame anti-tireoglobulina é realizado?
O exame anti-tireoglobulina é conduzido por meio da coleta convencional de uma amostra de sangue, assim como acontece em um hemograma, por exemplo.
Geralmente, não é necessária nenhuma preparação específica para realizar o exame, a menos que o médico solicitante forneça instruções específicas.
Onde fazer o exame?
Para obter mais informações sobre o exame de anti-tireoglobulina, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo de você, basta acessar nossa plataforma digital.
ATENDIMENTO DOMICILIAR SEM TAXA DE DESLOCAMENTO
Com o Delboni, você pode realizar exames em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento domiciliar que vai até você sem taxa de deslocamento.