Cintilografia óssea: quando é indicado fazer?

cintilografia óssea

 

Agendar Cintilografia Óssea
 

O exame de cintilografia óssea é uma técnica avançada de exame de imagem que utiliza radiação para avaliar a saúde dos ossos. Ele pode ser indicado para diagnosticar uma variedade de condições, incluindo câncer ósseo, infecções ósseas, fraturas e doenças metabólicas que afetam o esqueleto. Continue a leitura para saber mais sobre o exame e como ele é realizado. 

 

Cintilografia óssea: o que é e para que serve? 

A cintilografia é um tipo de exame que utiliza radiação para gerar imagens detalhadas do funcionamento de órgãos e tecidos. No caso da cintilografia óssea, o exame analisa a condição dos ossos de forma mais detalhada do que uma radiografia, por exemplo, auxiliando a diagnosticar e monitorar diversas condições médicas relacionadas a esse tecido. 

 

Quando a cintilografia óssea é indicada? 

A principal indicação para realizar a cintilografia óssea é a necessidade de se investigar possíveis metástases ósseas.  

A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Tumores de mama e de próstata, por exemplo, têm maior probabilidade de atingirem esse tecido.  

O exame também pode ser indicado para investigar outros problemas, como infecção óssea (chamada de osteomielite), doenças reumatológicas (como artrite reumatoide) e hiperplasia condilar (aumento excessivo do osso da mandíbula). 

 

Doenças que podem ser identificadas com o auxílio da cintilografia óssea 

Como dito anteriormente, a principal condição que pode ser detectada pela cintilografia óssea são as metástases ósseas. Outras doenças que também podem ser diagnosticadas com o exame são:   

  • Tumores ósseos primários; 

  • Infecção óssea (osteomielite); 

  • Artrite reumatoide; 

  • Fraturas; 

  • Doença de Paget (alteração no metabolismo das células ósseas). 

 

Agendar Consultas ou Exames

 

Como se preparar para o exame? 

A cintilografia óssea geralmente não requer nenhum preparo específico; no entanto, ele não pode ser realizado em gestantes. Mulheres que amamentam também precisam consultar a equipe do laboratório para saber se podem ou não realizar o exame. 

 

Como a cintilografia óssea é realizada? 

A cintilografia óssea é feita por meio da aplicação de uma substância com pequena quantidade de radiação no corpo por injeção intravenosa.  

Essa substância irá percorrer as áreas de maior atividade celular nos ossos, como ocorre quando há algum tipo de lesão nesse tecido. Após alguns minutos, o paciente vai para um aparelho chamado gama-câmara, capaz de captar imagens dessas áreas e captando dados importantes para o diagnóstico. 

 

Diferenciais da medicina nuclear 

Medicina Nuclear é o nome da especialidade médica que tem como objetivo realizar diagnósticos e tratamentos utilizando materiais radioativos para avaliar a saúde e o funcionamento de órgãos e tecidos. 

Uma das principais vantagens da medicina nuclear é que os exames são considerados pouco invasivos e com raros efeitos colaterais – mas conseguem produzir imagens muito nítidas e que auxiliam de forma importante no diagnóstico de doenças, especialmente tumores e obstruções; e o estadiamento (ou seja, avaliar o grau de disseminação da doença) de pacientes com câncer.  

A prática é segura e feita por especialistas treinados no uso racional e controlado da radiação -- ou seja, o médico nuclear irá checar do exame quais são as reais necessidades do paciente, para que sejam feitos de forma adequada e com os níveis de radiação corretos.

 

Onde agendar cintilografia óssea? 

Para obter mais informações sobre onde realizar a cintilografia óssea, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.

Agendar Cintilografia Óssea
 
 

Autor: Dr. Dalton dos Anjos, especialista em Medicina Nuclear da Dasa

 
dasa