Autor: Dr. Marcel Feitosa, coloproctologista
A colonoscopia é um exame que permite a visualização da porção final do intestino delgado, o íleo e do intestino grosso (também chamado de cólon).
O exame pode ser requisitado como parte de outros exames de rotina ou quando há suspeita de doenças, como câncer ou outras lesões no intestino.
Embora pareça complexo, a colonoscopia é um procedimento feito com a sedação do paciente, que não sente nada durante o processo. Continue a leitura para saber mais sobre o exame e como se preparar para ele de forma adequada.
O que é colonoscopia?
A colonoscopia é um exame de imagem que permite visualizar parte do intestino delgado e todo o intestino grosso (também chamado de cólon).
O exame pode ser requisitado quando o médico achar importante analisar a mucosa interna do intestino e investigar as causas de problemas como sangramento nas fezes, intestino preso, dor abdominal e diarreia crônica, por exemplo.
Para uma população sem sintomas, com o objetivo de prevenir um câncer colorretal, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo após 10 anos. Para aqueles que possuem histórico de câncer de intestino na família, essa periodicidade e o seu início podem mudar, caso a caso.
Colonoscopia detecta quais doenças?
A colonoscopia pode ser requisitada para detectar os seguintes quadros:
- Câncer;
- Presença de pólipos;
- Lesões internas na mucosa intestinal;
- Doenças autoimunes.
Como é feita a colonoscopia?
Durante a colonoscopia, um aparelho flexível chamado colonoscópio (bastante semelhante ao endoscópio, utilizado na endoscopia) é inserido pelo reto do paciente -- que está sedado e dormindo, sem sentir dor ou nenhum desconforto.
O colonoscópio possui uma câmera e luz acoplados em sua extremidade. Dessa forma, ele gera imagens que são analisadas pelo médico responsável, que pode avaliar se há a presença de lesões na mucosa intestinal.
Colonoscopia com biopsia
Em alguns casos, quando há uma lesão suspeita para câncer, o médico responsável pelo exame pode optar por retirar uma pequena amostra de tecido da mucosa intestinal para análise em laboratório.
Esse procedimento é chamado de colonoscopia com biopsia. Nesse caso, o fragmento é analisado para confirmar ou não a presença de células cancerígenas no órgão.
Como é o preparo para o exame?
Para que a colonoscopia seja feita da forma correta, é importante que o intestino esteja limpo e livre de resíduos para facilitar a visualização da mucosa.
Por isso, para realizar o exame, é necessário realizar um preparo, iniciado dois dias antes ou no dia anterior ao procedimento – a depender da orientação médica. Isso inclui:
- Ingerir alimentação leve, pastosa e sem fibras;
- Consumir pelo menos dois litros de líquidos.
Na véspera do exame, deve-se ingerir medicamentos laxativos para estimular a limpeza do intestino. A medida pode provocar cólicas e incômodo, por isso, é aconselhável permanecer em casa durante o período.
No dia do exame, é proibido ingerir alimentos sólidos. Oito horas antes deve-se iniciar o jejum para sólidos e duas horas antes da realização dele, deve-se iniciar o jejum total, inclusive de líquidos.
Pacientes diabéticos e/ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem suspender o uso para a realização da colonoscopia, de acordo com a orientação do médico.
Colonoscopia: preço e onde fazer
Para consultar preços, obter mais informações sobre exames e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.