A mamografia é o exame que permite a identificação precoce do câncer de mama. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, ele é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, e também o com maior índice de mortalidade.
De acordo com o INCA, o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Realizar exames periódicos é essencial para fazer com que as estatísticas diminuam.

O que é mamografia?
A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.
Estima-se que 1 a cada 8 mulheres desenvolvam o câncer de mama em algum momento da vida. Realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista permite que os casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura.
O que o exame de mamografia detecta?
A mamografia é um tipo de radiografia das mamas capaz de revelar alterações milimétricas, muitas vezes, anos antes de serem perceptíveis ao toque. O exame é fundamental para detectar sinais precoces do câncer de mama, sendo os achados mais comuns:
- Nódulos: massas ou caroços que podem ser benignos ou malignos.
- Calcificações: pequenos depósitos de cálcio que podem se agrupar e, em alguns padrões, sugerir a presença de um câncer em estágio inicial.
- Assimetrias: diferenças de densidade entre as mamas que podem indicar uma alteração.
- Distorção arquitetural: uma alteração no tecido mamário que pode ser um sinal sutil de câncer.
Quando o médico pode solicitar o exame de mamografia?
O médico pode solicitar a mamografia com duas finalidades distintas:
Para rastreamento
Realizada em mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama. O objetivo é detectar a doença em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é que o rastreamento seja feito anualmente para mulheres a partir dos 40 anos.
Para diagnóstico
Solicitada quando há algum sintoma suspeito, como um nódulo palpável, alterações na pele da mama ou secreção no mamilo. Ela serve para investigar uma área específica e esclarecer a natureza da alteração.
Quando se deve fazer uma mamografia?
Recomenda-se que todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade façam a mamografia anualmente. Em de junho de 2025, o Ministério da Saúde formalizou a recomendação para a realização do exame a partir dessa idade.
Esta decisão foi fortemente apoiada por entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), que já faziam essa recomendação.
E ela é fundamentada em dados epidemiológicos: cerca de 25% de todos os diagnósticos de câncer de mama no país ocorrem justamente em mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos.
Sendo assim, a medida visa ampliar o diagnóstico precoce, com estudos indicando um potencial de redução da mortalidade pela doença em aproximadamente 15% para este grupo.
Já no caso de mulheres com histórico familiar de câncer de mama, ou com mutações genéticas que aumentem o risco de desenvolvê-lo, essa idade de início pode ser antecipada para os partir dos 30 anos de idade.
Por que não se faz antes dos 40?
Mulheres mais jovens, abaixo dos 40, frequentemente possuem mamas mais densas, com maior proporção de tecido glandular em relação à gordura. Essa característica natural pode dificultar a visualização de lesões no raio-x, funcionando como uma "camuflagem" e diminuindo a eficácia do exame.
Além disso, a incidência do câncer de mama é significativamente menor na população mais jovem. Por isso, a exposição à radiação — ainda que a dose na mamografia moderna seja muito baixa e segura — deve ser sempre justificada pelo benefício.
Diferença entre mamografia e ultrassonografia
O ultrassom da mama é um exame de imagem que permite detectar lesões presentes nas mamas, especialmente nas mamas mais jovens e densas. Com o exame é possível visualizar nódulos, cistos, ductos dilatados, espessamento do tecido mamário, linfonodos e outras alterações.
A mamografia é um tipo específico de radiografia que possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos.
São exames que se complementam entre si.
Quais são os tipos de exames de mama?
Os principais tipos de exames de mama são:
Ultrassom das mamas
Usa ondas sonoras para criar imagens do tecido mamário. É muito usado para investigar alterações palpáveis, principalmente em mulheres jovens, ou para analisar em detalhe um nódulo visto na mamografia.
Mamografia digital (2D)
É o principal exame de rastreamento do câncer de mama. Ele funciona como um raio-X que gera imagens bidimensionais (planas) das mamas, sendo capaz de identificar lesões muito pequenas, antes mesmo de serem sentidas.
Mamografia 3D (ou Tomossíntese mamária)
Nela, o aparelho captura múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos e o computador forma uma imagem tridimensional, o que diminui a sobreposição de tecidos e facilita a detecção de tumores, especialmente em mamas densas.
Ressonância magnética das mamas
Não usa radiação, mas um campo magnético para gerar imagens detalhadas. Não é um exame de rotina, sendo mais indicado em situações específicas, como para mulheres com altíssimo risco de câncer ou para investigar alterações que não ficaram claras em outros exames.
Como a mamografia é feita?
A mamografia é feita pelo mamógrafo, aparelho que comprime a mama para fornecer imagens de alta qualidade.
Durante o exame, a mulher deve estar posicionada em pé, de modo que a mama fique entre as duas placas do mamógrafo. Para o procedimento ser eficaz, a mulher deve se manter imóvel e segurar a respiração quando o profissional solicitar.
O exame costuma ser indolor, porém incômodo para algumas pessoas.
Pré-requisitos
Para não interferir nas imagens, recomenda-se que, no dia do exame, não se utilize desodorante, talco, cremes e outros produtos na região das mamas.
Preparos
O único preparo prévio é utilizar roupas leves para facilitar o procedimento.
Contraindicações
A mamografia pode ser feita por qualquer mulher, desde que haja indicação do médico solicitante. Até mesmo gestantes podem fazer nos casos em que há necessidade, com a devida proteção abdominal providenciada pelo laboratório.
Duração do exame
Normalmente o exame leva de 10 a 15 minutos para ser realizado.
Periodicidade
O exame de mamografia deve ser feito anualmente, segundo as recomendações do Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. E isso vale para todas as mulheres acima dos 40 anos de idade.
Porém, quando a mulher possui casos de câncer de mama na família, o acompanhamento deverá ser iniciado mais precocemente.
Tempo de resultado
O resultado da mamografia costuma ficar pronto em 4 a 5 dias.
Mamografia é um exame dolorido?
Sim, algumas mulheres podem ter uma sensibilidade maior, especialmente na fase pré-menstrual.
Onde agendar o exame de mamografia?
O Delboni é um laboratório formado por um corpo clínico altamente especializado e realiza todos os exames com tecnologia de ponta. Através do nosso agendamento online, você poderá escolher o laboratório mais próximo a você.
Fonte: Dra. Flora Finguerman, médica radiologista