Dra. Karina Sacardo
As manchas na pele podem ser causadas por diversos fatores e estarem associadas a muitas condições, que podem ser benignas ou malignas.
Recomenda-se que todas as manchas sejam avaliadas por um médico especialista, permitindo assim realizar o diagnóstico e, se necessário, indicar o tratamento.
O que são manchas na pele?
‘Manchas na pele” são alterações da cor habitual da pele de uma pessoa, que se apresentam como lesões pretas, marrom escuro, marrom claro, esbranquiçadas, avermelhadas ou arroxeadas. Tamanho e formato também são extremamente variáveis.
Quais as causas de manchas na pele?
As causas de manchas na pele podem ser as mais diversas, como alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e tumores.
Quais os tipos de manchas na pele?
Há diversos tipos de manchas na pele. Os mais comuns são:
Manchas vermelhas na pele
As manchas vermelhas podem estar relacionadas com episódios de alergias, que é uma reação exagerada do sistema imunológico contra substâncias que entram em contato com o organismo. Pode ser causada pelo contato ou ingestão de alimentos, medicamentos, látex e entre outros.
Doenças virais como a rubéola, sarampo e dengue também causam manchas avermelhadas na pele.
Doenças autoimunes, como o lúpus, causam manchas avermelhadas no rosto.
Manchas escuras na pele
Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.
Melasma
As manchas de tom amarronzado que surgem nas áreas mais expostas ao sol, desencadeadas por fatores como radiação ultravioleta, terapia hormonal, genética, disfunções na tireoide, cosméticos e gravidez.
Pessoas com Melasma, devem tomar sol apenas com bloqueador solar e evitar locais muito quentes.
Mancha branca na pele
Há muitas condições que podem causar a mancha branca na pele, como micose, exposição solar, dermatite, vitiligo, esclerose tuberosa e entre outras. Uma análise mais profunda é recomendada para descobrir o diagnóstico.
Melanoma
Quando há a presença de manchas que mudam de cor, formato e tamanho, é necessário buscar auxílio médico para investigar se é um caso de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.
Em caso de suspeita de melanoma, o médico poderá solicitar uma biópsia.
Manchas na pele: quais cuidados devo tomar?
Toda mancha na pele deve ser avaliada por um dermatologista para fazer o diagnóstico e, se necessário, o tratamento correto. Não é recomendado o uso de pomadas ou cremes por conta própria, tampouco o uso de ácido para “queimar”.
Manchas na pele: quando devo me preocupar?
Como dito acima, todas as manchas devem ser avaliadas por um especialista. Se a mancha estiver nas costas, peça para alguém da sua confiança avaliar e acompanhar para você. Uma dica que sempre ajuda é fotografar suas manchas e pintas assim, de tempos em tempos, você poderá verificar com mais facilidade se ocorreram mudanças.
Algumas características são sugestivas de maior risco e, portanto, necessitam de mais atenção:
-
manchas na pele que tem coloração mais escura ou tem mais de uma cor na mesma mancha (por exemplo: vários tons de preto a marrom);
-
manchas assimétricas (por exemplo: quando dividida ao meio, um lado é diferente do outro);
-
manchas com as bordas irregulares; manchas maiores que meio centímetro;
-
manchas que tenham surgido rapidamente ou que mudaram de aspecto recentemente (aumento de tamanho)
-
Manchas que causam coceira, sangramento ou não cicatrizem.
Sobre o autor:
Dra. Karina Sacardo
Oncologista titular da DASA, atua no Hospital Christóvão da Gama em Santo André