Pielonefrite: conheça as causas e como diagnosticar essa infecção que afeta os rins.

pielonefrite

 

Autor: Dr. Fransber Rodrigues - médico urologista

 
Agendar Exames
 

A pielonefrite é uma infecção bacteriana nos rins. Ela é considerada um tipo de infecção urinária grave, principalmente se não for tratada adequadamente.

Geralmente, provoca dor nas costas, febre, micção frequente e urina turva.  É comum que essa condição ocorra após infecções urinárias não tratadas.

Continue a leitura para saber mais sobre as causas da pielonefrite, o diagnóstico, o tratamento e o risco de complicações.  

 

Pielonefrite: o que é? 

A pielonefrite é uma infecção bacteriana que afeta os rins e é um tipo de infecção urinária mais grave. Ocorre após as bactérias se deslocarem da bexiga até os rins, subindo pelos ureteres, os tubos que conectam os órgãos.  

A condição exige atendimento imediato, pois sem o tratamento adequado pode se disseminar por meio da corrente sanguínea, causando septicemia (infecção generalizada).  

  

Fatores de risco  

Diversos fatores aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver pielonefrite. Entre eles, estão:

  • Gênero: mulheres têm maior probabilidade de desenvolver pielonefrite devido à anatomia feminina. A uretra é mais curta e fica próxima ao ânus, o que facilita a entrada de bactérias na bexiga. 

  • Infecções urinárias: indivíduos com histórico de infecções recorrentes do trato urinário. 

  • Obstrução do trato urinário: quem teve pedras nos rins ou próstata aumentada pode bloquear a passagem da urina e aumentar o risco de acúmulo de bactérias. 

  • Uso de cateter: o uso prolongado de cateteres urinários aumenta o risco de infecções urinárias e pielonefrite. 

  • Gravidez: gestantes apresentam alterações no corpo e hormonais que aumentam o risco de desenvolver o problema.  

  • Sistema imunológico comprometido: pessoas com diabetes, câncer ou usam medicamentos imunossupressores podem ter um risco aumentado. 

  • Anomalias congênitas: problemas anatômicos congênitos nas estruturas dos rins ou no trato urinário predispõe à doença.  

  • Histórico familiar: ter familiares com infecções do trato urinário e pielonefrite pode aumentar o risco. 
     

Causas da pielonefrite  

A pielonefrite é causada por uma infecção bacteriana que atinge os rins. Geralmente, a bactéria é a Escherichia coli (E. coli), que habita o trato gastrointestinal. 

Além disso, muitas vezes, a pielonefrite ocorre após uma infecção que começa na bexiga e segue para os rins.  

Em alguns casos, o refluxo vesicoureteral pode contribuir para a pielonefrite. Trata-se de um problema que acontece quando o fluxo da urina é interrompido. Dessa forma, as bactérias sobem mais facilmente dos ureteres para os rins. 

 

Quais são os sintomas?  

Entre os sintomas mais comuns da pielonefrite estão:

  • Dor nas costas e no abdômen;  
  • Febre e calafrios;  
  • Micção frequente e dolorosa; 
  • Urina turva ou com odor forte;  
  • Sangue na urina;  
  • Mal-estar generalizado;  
  • Náuseas e vômitos;  
  • Confusão mental, em casos graves.

 

Diagnóstico da pielonefrite  

O diagnóstico de pielonefrite envolve uma avaliação clínica, análise de sintomas, exames físicos e laboratoriais. 

O médico poderá solicitar um exame de sangue completo, urina tipo I e urocultura para confirmar a infecção e identificar o agente infeccioso para conduzir ao melhor tratamento. 

Em alguns casos, exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética são realizados para avaliar a estrutura dos rins.

 

Tratamentos para a pielonefrite  

O tratamento é realizado com antibióticos para eliminar as bactérias e evitar que a infecção se espalhe para o corpo.  

A escolha do antibiótico depende da identificação da bactéria específica responsável pela infecção. Além disso, podem ser prescritos medicamentos para dor e febre.  

A pessoa precisa manter a hidratação para ajudar a eliminar as bactérias, repousar e fazer o acompanhamento com o médico. 

Em casos mais graves, quando houver complicações como sepse, insuficiência renal ou desidratação grave, o indivíduo poderá ser hospitalizado para receber medicação por via intravenosa.   

Raramente, procedimentos cirúrgicos são necessários para desobstrução ou corrigir anormalidades estruturais do sistema urinário.  

Ao suspeitar de pielonefrite, procure atendimento médico imediato para evitar complicações graves.

 

Agendar Exames
 
Delboni é um laboratório da marca Dasa