A vacina pneumocócica conjugada 15 (vacina pneumo 15) é uma vacina que oferece proteção contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Destaca-se por conter 15 sorotipos diferentes dessa bactéria e é considerada bastante efetiva na prevenção de infecções pneumocócicas, incluindo pneumonia (infecção nos pulmões), otite (infecção no ouvido), meningite (infecção das meninges, membranas que revestem o cérebro) e outras doenças graves causadas por este microrganismo.
A seguir, veja mais detalhes sobre a vacina, quem deve tomar e quais diferenciais da vacina pneumo 15.
Vacina pneumo 15: para quem é indicada?
A vacina pneumo 15 é indicada para crianças até 6 anos de idade e para idosos maiores de 60 anos.
Entre 6 e 60 anos, só é indicada para indivíduos imunossuprimidos, ou que tenham asma grave ou diabetes, em que o risco da infecção pneumocócica é maior do que na população geral.
A vacina é aplicada em quantas doses?
Depende da idade com que se inicia o esquema vacinal.
De forma geral, crianças que iniciam aos 2 meses de idade receberão três doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade.
A partir dos 2 anos de idade a indicação é uma dose única. Não há necessidade de reforço.
Para pessoas com doenças crônicas recomenda-se tomar a vacina em qualquer faixa etária.
Qual a cobertura da vacina pneumo 15?
A vacina pneumo 15 é uma vacina pneumocócica conjugada que oferece proteção a 15 diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae. Por ser uma vacina conjugada, os anticorpos produzidos são mais efetivos e duradouros.
Esses 15 sorotipos são conhecidos por causarem doenças pneumocócicas em seres humanos. Em especial, o sorotipo 3 é conhecido por ser o causador de pneumonia necrotizante.
O que é a pneumonia e quais os seus riscos?
A pneumonia pode ser definida como uma infecção pulmonar causada por diferentes microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
A condição pode provocar sintomas que variam de leves a graves. Em alguns casos, principalmente sem tratamento e em pessoas mais vulneráveis, pode ser fatal.
Entre as pneumonias causadas por bactérias, o pneumococo é aquele mais comumente isolado.
Portanto, a vacinação pneumocócica é uma forma bastante eficaz de prevenir a pneumonia e outras infecções graves causadas por este microrganismo.
Isso porque induz o sistema imune a produzir anticorpos específicos para destruir estas bactérias, ajudando o organismo a combater a infecção.
A imunização é uma estratégia para reduzir os casos graves de pneumonia, que podem levar a hospitalização e até mesmo morte.
Diferenciais da vacina pneumo 15
A pneumo 15 se diferencia das outras vacinas pelo número de sorotipos para os quais ela oferece proteção.
Trata-se de uma vacina pneumocócica conjugada que oferece proteção a 15 diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae., sendo cada um deles conjugado à proteína CRM 197.
A vacina pneumo 13 contém 13 sorotipos de pneumococo que causam pneumonia, meningite e otite aguda, principalmente em crianças. Ela tem as mesmas indicações da vacina pneumo 15.
A vacina pneumo 23 contém 23 sorotipos de pneumococo. Trata-se de uma vacina polissacarídica que deve ser administrada em grupos específicos de pacientes.
A recomendação é que seja aplicada em crianças acima dos 2 anos, adolescentes e adultos que apresentem alguma condição de saúde que aumente o risco para doenças causadas por essas bactérias. Também é recomendada para idosos acima dos 60 anos. O esquema recomendado prevê a vacinação com uma vacina conjugada ANTES da vacina pneumo 23.
Agendar vacina Pneumo 15
O agendamento online de vacinas e exames é realizado pela nossa plataforma digital Nav Dasa. Acesse e agende a vacina pneumo 15 de acordo com a sua disponibilidade.
Fonte: Dra. Natasha Slhessarenko, Pediatra e Patologista Clínica na Dasa e Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, Infectologista Pediátrica e Consultora de vacinas Dasa.