A vacina pneumocócica é muito importante para prevenir contra doenças como pneumonia, meningite e otite.
A infecção pneumocócica é uma causa significativa de morbimortalidade em todo o mundo. Crianças menores de 5 anos, idosos, pacientes com doenças crônicas e pessoas imunodeprimidas correm maior risco de contrair Pneumonia Pneumocócica (PP) e Pneumonia Pneumocócica Bacteriêmica (PPB).
Entenda a importância de se prevenir e tudo sobre a vacina pneumocócica:
Quais os tipos de vacina contra pneumonia?
Vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10): previne contra 70% das doenças graves em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos.
Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13): previne contra 90% das doenças graves em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.
O que as vacinas pneumocócicas previnem?
As vacinas pneumocócicas previnem contra pneumonia, meningite e otite. Tomar a vacina contra meningite também é necessário para evitar a infecção que apresenta grande potencial epidêmico.
Quem deve tomar a vacina pneumo?
As vacinas pneumocócicas são recomendadas para crianças de 2 meses a 5 anos de idade e para idosos maiores de 60 anos. Para pacientes portadores de doenças crônicas recomenda-se tomar a vacina em qualquer faixa etária.
Tudo o que você precisa saber sobre as vacinas pneumo:
Do que são feitas:
Ambas as vacinas são inativadas, ou seja, não são capazes de causar a doença.
VPC10: composta de dez sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), oito deles conjugados com a proteína D do Haemophilus influenzae tipo b, um com o toxoide tetânico e outro com toxoide diftérico.
VPC13: composta de 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), conjugados com a proteína CRM197.
Indicações:
A vacina pneumocócica é indicada para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade. Crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de doenças crônicas, pode ser necessário o esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.
Idosos com mais de 60 anos, Pneumocócica 13-valente ou pneumocócica 15-valente e polissacaridica 23V. Iniciar sempre com uma dose de vacina conjugada 13 ou 15 valente, seguida de uma dose de vacina polissacaridica 23v após 6 a 12 meses, e uma segunda dose de vacina 23v cinco anos após a primeira.
Contraindicação:
A vacina é contraindicada para crianças que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.
Quantas doses da vacina pneumocócica?
VPC10: duas doses com intervalo de 2 meses no primeiro ano de vida e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
VPC13: quatro doses aos 2, 4 e 6 meses de vida e reforço entre 12 e 15 meses.
Crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas: duas doses com intervalo de dois meses.
Crianças entre 2 e 5 anos de idade: apenas uma dose.
Portadoras de doenças crônicas: pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente.
Maiores de 60 anos: recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente, 2 doses com intervalo de 3 a 5 anos. De preferência, deve ser utilizada a vacina pneumocócica conjugada (Pneumo 13) antes da administração da vacina polissacarídica 23-valente (Pneumo 23).
- Vacina pneumocócica 10
A vacina pneumocócica 10 confere proteção contra 10 sorotipos de pneumococos. Desde 2016, o Programa de Vacinação passou a adotar a imunização na rotina de vacinação infantil. As crianças que foram vacinadas com a VPC10 também podem ser vacinadas com a VPC13.
- Vacina pneumocócica 13
A vacina pneumocócica 13 confere proteção contra 13 sorotipos de pneumococos. É recomendada para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas. Geralmente é necessária apenas uma dose da vacina, porém em alguns casos são necessárias duas doses com intervalo de dois meses. Quando isso ocorre, é necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
Via de aplicação:
Ambas as vacinas são aplicadas por injeção via intramuscular.
Efeitos e eventos adversos:
VPC10: os sintomas mais comuns são dor inchaço e vermelhidão no local de aplicação e irritabilidade. Eventos adversos menos comuns são diminuição do apetite, febre, vômitos, erupção cutânea. É raro apresentar sintomas como choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa, episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH) e anafilaxia.
VPC13: os sintomas comuns são diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência, febre e reações no local da aplicação. Os menos comuns são caracterizados por diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C. Sintomas raros são náusea, alergia grave, gânglios no braço vacinado.
Cuidados antes, durante e após a vacinação:
A vacinação não exige nenhum cuidado prévio.
Caso o paciente apresente febre no dia da vacinação, ele deverá aguardar a melhora para poder se imunizar.
Após a vacinação, se houver incomodo no local de aplicação, recomenda-se o uso de compressas frias e em caso de eventos adversos graves, o serviço que realizou deve ser notificado.
Onde as vacinas pneumocócicas são encontradas?
A VPC10 é encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde para crianças de 2 meses a 2 anos, e nos serviços privados de vacinação, para crianças de 2 meses a 5 anos.
Crianças com até 5 anos que tenham condições de saúde que aumentem o risco de doença pneumocócica grave, podem tomar a vacina nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
A VPC13 está disponível no CRIE e nos serviços privados de vacinação.
Principais dúvidas sobre a vacina pneumocócica
Se eu já tomei a vacina contra pneumonia, eu posso pegar?
Sim, embora seja mais difícil, é possível pegar a doença mesmo que imunizado.
A vacina contra pneumonia ajuda a prevenir a COVID-19?
Ainda não existe vacina capaz de prevenir a COVID-19. A vacina pneumocócica previne contra outras infecções pulmonares graves.
Quanto tempo dura a vacina pneumocócica?
A vacina pode manter a proteção de 5 a 10 anos.
Qual a diferença entre a vacina pneumo 13 é a pneumo 23?
A vacina pneumocócica 13 contém 13 sorotipos de pneumococo e atua na prevenção de pneumonia em crianças maiores de 6 anos.
Já a vacina pneumocócica 23 contém 23 sorotipos de pneumococo e previne contra eles.
Quanto custa a vacina contra pneumonia?
O preço da vacina nos serviços privados de vacinação varia de região para região, é necessário consultar diretamente com o laboratório de sua escolha.
Para crianças de 2 meses a 2 anos, a vacina VPC10 é encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Crianças com até 5 anos de idade que possuem condições de saúde que aumentam o risco para doença pneumocócica grave, podem encontrar a vacina nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).