A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que utiliza raios-x e processamento computacional para criar imagens de altíssima qualidade de órgãos, ossos, vasos sanguíneos e tecidos.

Por combinar a imagem de múltiplos raios-x, é um exame que oferece dados mais detalhados do que uma radiografia comum. Continue a leitura para saber mais sobre como ele é feito e quando é recomendado.
Para que serve a tomografia computadorizada (TC)?
A tomografia computadorizada é um exame que produz imagens detalhadas e em alta resolução de várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, coração e vasos sanguíneos.
O exame é útil para o diagnóstico de condições como acidente vascular cerebral (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas e hemorragias, entre outras.
Por ter um alto nível de detalhamento, a tomografia computadorizada também é capaz de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.
Quais são os principais tipos de tomografia computadorizada?
Existe mais de um tipo de tomografia computadorizada. Confira a seguir os principais:
Tomografia com contraste
A tomografia com contraste é o exame feito com obtenção de imagem após a administração do meio de contraste por via intravenosa, oral ou retal. O uso dessa técnica aumenta a sensibilidade do exame para detecção de inflamações, infecções ou tumores, porque esses tecidos tendem a concentrar mais essa substância, destacando essas lesões nas imagens.
O contraste é a base de iodo, por isso, é fundamental que o paciente informe ao médico, antes do exame, caso tenha histórico de sensibilidade ou alergia a iodo, evitando possíveis complicações durante a administração do produto.
Tomografia do tórax
É um tipo que auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares e cardiovasculares ao avaliar a caixa torácica, região onde fica também o coração. Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia, estão:
- Pneumonia;
- Embolia pulmonar;
- Fibrose pulmonar;
- Tuberculose;
- Tumores benignos e malignos;
- Aneurisma;
- Hipertensão pulmonar;
- Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).
Tomografia da coluna
A tomografia da coluna tem a finalidade de examinar ossos, articulações e tecidos moles da região da coluna lombar. Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, fraturas, infecções, hérnias e outras complicações.
Tomografia de crânio
Essa tomografia da cabeça tem como objetivo analisar a região do cérebro e caixa craniana. Pode diagnosticar doenças vasculares, como: acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), tumores, hidrocefalia, fratura e malformações.
Como é feita a tomografia computadorizada?
Na tomografia computadorizada, o paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo).
Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos. As imagens são combinadas por software (daí ser um exame computadorizado) para mais tarde serem estudadas pelo médico.
Durante o exame, o paciente deve permanecer imóvel. Em alguns casos, o médico pode pedir para que prenda a respiração em certos períodos. Mas é um procedimento totalmente indolor e que não causa nenhum tipo de desconforto.
Pré-requisitos para fazer uma tomografia
Geralmente, é requisitado que o paciente chegue com 30 minutos de antecedência do horário agendado portando o pedido médico original, documentos pessoais e carteirinha do convênio (se tiver). Também é importante preencher corretamente o questionário antes de realizar o exame.
Preparo para tomografia
O preparo para a tomografia irá depender do tipo de região que necessita de avaliação. Em geral, as orientações incluem:
- Alimentação leve antes do exame, havendo ou não a necessidade do uso do meio de contraste;
- Estar bem hidratado;
- Em todos os casos, retirar brincos, joias, piercing ou qualquer item de metal, como roupas com zíper;
- Recomenda-se usar uma roupa de algodão durante o exame.
Quem não pode fazer tomografia computadorizada?
O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
No caso da tomografia com contraste, pacientes diabéticos, com história de doença renal ou dialíticos devem informar ao médico, já que o iodo pode sobrecarregar os rins.
O uso de sedativos para a realização do exame pode ser necessário para pacientes desorientados e crianças.
Tempo de duração
O tempo de duração da tomografia computadorizada depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.
Qual a periodicidade recomendada para fazer a TC?
A tomografia computadorizada é um exame que utiliza radiação ionizante em doses baixas e seguras. Sua periodicidade depende das condições clínicas específicas de cada paciente. Dessa forma, deve ser sempre indicada por um médico capaz de analisar seus benefícios diagnósticos diante dos baixos riscos.
Tomografia computadorizada (TC) vs. ressonância magnética (RM): qual a diferença?
Enquanto na tomografia são utilizados raios-X para obtenção de imagens de forma rápida úteis para avaliação de ossos e estruturas densas, a ressonância magnética utiliza o campo magnético para gerar imagens detalhadas principalmente de tecidos moles como músculo, tendões e ligamentos, demorando um pouco mais de tempo.
Ambos são importantes e servem para diagnosticar doenças específicas, sendo considerados complementares.
Tomografia é um exame seguro?
Sim, a tomografia computadorizada é um exame considerado seguro. Recentemente, o CBR divulgou uma nota reafirmando a segurança do procedimento para realização de diagnósticos e a importância do exame para a medicina.
Autor: Dr. Fabio Kenji Okamura - radiologista