Como saber se estou grávida? Sintomas e métodos disponíveis

Por Dra. Rita Machado

 

Talvez você já tenha se perguntado como saber se estou grávida? Quais são os métodos mais eficientes de diagnóstico? Todas as gestantes apresentam sintomas? São dúvidas comuns que esclarecemos logo abaixo.

 

agendamento de exames e consultas

 

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?

O sinal mais precoce da gestação é o atraso menstrual. Entretanto, como algumas mulheres têm irregularidades no ciclo, este pode ser um sintoma difícil de avaliar. Além disso, algumas mulheres podem não referir nenhum tipo de sintoma físico durante uma gestação inicial. 

Os sintomas de enjoos, vômitos e sensibilidade nas mamas são frequentes desde o início da gravidez. Porém, sinais como a percepção de movimentação fetal e a palpação abdominal do bebê tendem a ser achados mais tardios na gravidez (entre 20 e 22 semanas).

Como saber se estou grávida? Veja os principais sintomas:

Além dos sintomas e sinais citados acima, há os sintomas físicos. Os mais comuns que podem indicar gestação são:  

  • Atraso na menstruação; 

  • Enjoos e vômitos; 

  • Sensibilidade e aumento das mamas; 

  • Aumento da frequência urinária.

É possível estar grávida mesmo sem sintomas?

Sim, algumas mulheres podem engravidar sem perceber nenhum sinal ou sintoma comum de gravidez.

Existe alguma forma de saber se estou grávida tocando na barriga? 

Este não é um método eficiente de confirmação. Em virtude da grande variedade de sintomas, é importante realizar métodos seguros para o diagnóstico da gravidez. 

Conhecer os mitos sobre a gestação pode auxiliar nesse período de incertezas e ansiedade.

Métodos e testes de gravidez existentes

Os principais métodos de confirmação incluem o teste de urina e o Beta HCG. Saiba mais sobre eles:

Teste de farmácia (urina)

Durante a gestação há secreção de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para realizar o diagnóstico de gestação.  

O teste de gravidez na urina não precisa de laboratório e pode ser realizado de forma rápida com testes comprados em farmácia.

Teste de sangue (Beta HCG)

A dosagem no sangue materno do gonadotrofina coriônica humana (BhCG quantitativo) é a modalidade mais sensível para detecção e acompanhamento no início da gravidez. É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. 

Para realizá-lo no Delboni, acesse nosso agendamento online e selecione a unidade de preferência.

Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez. A avaliação transvaginal pode visualizar o saco gestacional no interior da cavidade uterina a partir da 5ª semana gestacional. A vesícula vitelínica é a primeira estrutura a ser vista entre a 5ª e a 6ª semanas, enquanto o embrião é frequentemente visto em torno da 6ª semana.

Pode ocorrer um falso negativo no teste de gravidez?

No exame Beta HCG, os casos de resultados falsos-negativos são raros. 

Já no teste de urina, como a concentração de gonadotrofina coriônica humana na urina pode ser muito menor que a encontrada no sangue, o resultado pode não ser positivo em gestações iniciais. 

Existe algum teste de gravidez caseiro confiável?

Não, nenhum teste de gravidez caseiro é realmente seguro. A única forma de comprovar uma gestação é realizando os testes diagnósticos e os exames de gravidez.

 

consulta online, agendamento e resultados de exames