A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) acontece quando a bactéria atinge o estômago, podendo causar graves complicações caso não seja identificada e tratada adequadamente.
Muitas pessoas não percebem que estão infectados com H. pylori, uma vez que a maioria dos casos não apresentam sintomas significativos. Já se houver úlceras estomacais, o paciente pode apresentar sinais e deverá ser testado e diagnosticado.
O que é H.Pylori?
Helicobacter pylori, conhecida como H.Pylori, é uma bactéria que coloniza naturalmente a mucosa do estômago do ser humano, podendo determinar gastrite aguda ou crônica, úlceras e, até mesmo, câncer gástrico.
Como se pega Helicobacter pylori?
A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas.
As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.
Quais são os sintomas de H.Pylori?
Em grande parte dos pacientes infectados, o H.Pylori é assintomático.
Quando ocorre dor epigástrica (dor no estômago) pode sugerir a presença de úlcera ou câncer gástrico, causados pela bactéria.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é dado através de exames de fezes, sangue e testes respiratórios.
Atualmente realiza-se, de modo prático por todo serviço de gastroenterologia, a endoscopia, com o objetivo de detectar alguma lesão gástrica. Em seguida, solicita-se uma biópsia para estudo histopatológico e detecção da bactéria.
H.Pylori tem cura?
Sim, existe cura definitiva com uso de bloqueador de bomba e antibióticos.
Tratamento para Helicobacter pylori
O tratamento é feito com o uso de bloqueador de bomba, como Omeprazol, Lanzoprazol, Esomeprazol e Pantoprazol. Além do uso de antibióticos, como Amoxilina e Claritromicina.
É importante dizer que a avaliação profissional é imprescindível para a prescrição correta dos medicamentos e que a automedicação nunca deve ser feita.