Autor: Dr. Daniel Machado Baptista - médico gastroenterologista
A dor no estômago é um sintoma comum que pode ser causado por uma variedade de fatores, desde problemas gastrointestinais até doenças mais sérias. Entender melhor o problema e buscar ajuda médica são essenciais para resolver a questão. Confira a seguir.
Dor no estômago: o que pode ser?
A dor no estômago é um sintoma bastante comum para uma grande variedade de problemas de saúde, que incluem:
-
Problemas gastrointestinais como gastrite, infecção pela bactéria H. Pylori, úlcera, refluxo gastroesofágico, esofagite, gastroenterite e síndrome do intestino irritável;
-
Alergias e intolerâncias alimentares, como intolerância ao glúten e à lactose;
-
Doenças do fígado, como hepatite e cirrose;
-
Inflamação da vesícula;
-
Pancreatite (inflamação do pâncreas);
-
Câncer no estômago;
-
Infarto agudo do miocárdio.
Como é possível perceber, a dor localizada na região superior do abdômen nem sempre é no estômago: há outros órgãos, como fígado, vesícula, baço e até coração que, quando apresentam problemas, também provocam dor nessa parte do corpo.
Quando a dor de fato é no estômago, ela é chamada de dispepsia e pode ser aguda ou crônica (quando já dura cerca de 6 meses, com tendência a ter piorado nos últimos 3 meses).
Nos dois casos, é importante buscar auxílio médico, já que sentir dor não é algo normal. Nos casos em que a dor é aguda, súbita e vier acompanhada de outros sintomas, como vômitos e desmaios, o atendimento médico deve ser imediato.
Sintomas de dor no estômago
Além da dor propriamente dita, outros sintomas podem estar associados, como:
-
Azia;
-
Queimação;
-
Náuseas;
-
Inchaço abdominal;
-
Sensação de “empachamento” ou estufamento após se alimentar;
-
Sensação de estar com o estômago cheio sem conseguir terminar uma refeição habitual.
Qual médico procurar?
Se você estiver sentindo dor no estômago, é importante procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.
O gastroenterologista clínico é o especialista indicado para investigar e tratar problemas relacionados ao sistema digestivo, garantindo uma abordagem específica para cada caso.
No entanto, o clínico geral também é um especialista que pode ajudar na investigação inicial do caso.
Diagnóstico
O diagnóstico da dor no estômago é feito por meio de uma avaliação médica, que inclui análise do histórico de saúde e dos sintomas e o exame físico. O médico também pode solicitar exames complementares, como:
-
Exames de sangue;
-
Exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética
-
Pesquisa de bactéria H.Pylori de forma não invasiva;
-
Endoscopia digestiva alta (que também pode realizar a pesquisa de H.Pylori, se for necessário).
Formas de tratamento e alívio da dor de estômago
O tratamento da dor no estômago depende da causa identificada. Para problemas simples, ajustes na dieta, uso de medicamentos antiácidos ou probióticos podem ser eficazes. Se a pesquisa para bactéria der positivo, o médico irá recomendar o uso de antibióticos.
Em casos mais complexos, como úlceras ou gastrite, medicamentos específicos podem ser prescritos. Por isso, se o problema persistir por muitos dias ou a dor ficar mais intensa, é importante buscar um médico para realizar uma avaliação.
Atendimento Domiciliar
Com o Delboni, você pode realizar exames em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento móvel que vai até você sem taxa de deslocamento.