Autora: Thais Silva - nutróloga
A intolerância ao glúten ou doença celíaca é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.
Essa reação causa danos no revestimento do intestino delgado, o que pode levar a diversos sintomas, como diarreia, dor abdominal, inchaço, perda de peso e fadiga.
Por ser uma doença autoimune, não tem cura. No entanto, o celíaco precisa ser diagnosticado o quanto antes para começar a ter uma dieta adequada e rigorosa para evitar os sintomas desagradáveis e ter mais qualidade de vida.
Bastante comum, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a doença celíaca acomete cerca de 1% da população mundial.
A seguir, veja detalhes sobre as causas e sintomas da intolerância ao glúten.
O que é a doença celíaca?
A doença celíaca pode ser definida como uma reação exagerada do organismo que se manifesta quando o indivíduo consome glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia.
É importante ressaltar que se trata de uma doença autoimune e não uma reação alérgica. Dessa forma, pessoas com predisposição genética podem apresentar sintomas graves, já que o corpo produz substâncias que agridem o intestino.
Estes anticorpos são criados ao entrarem em contato com o glúten e causam uma inflamação, que provoca sintomas desagradáveis e, em casos mais graves, afeta os tecidos intestinais.
Intolerância ao glúten: quais são os sintomas?
De forma geral, os celíacos, ao consumir alimentos com glúten, apresentam:
-
Desconfortos abdominais ou sensação de estufamento;
-
Excesso de gases;
-
Fraqueza;
-
Diminuição do apetite;
-
Anemia;
-
Irritabilidade;
-
Diarreia ou prisão de ventre;
-
Perda ou dificuldade para ganhar peso;
-
Tontura;
-
Dores de cabeça;
-
Coceiras ou bolhas na pele;
-
Dores musculares.
Teste caseiro de intolerância a glúten funciona?
O teste caseiro, também chamado de autoteste, é realizado com uma pequena amostra de sangue ou saliva e disponibiliza o resultado em poucos minutos.
No entanto, serve apenas como triagem inicial para o diagnóstico de doença celíaca. Se o resultado der positivo, o indivíduo deve procurar um especialista para realizar exames específicos e começar o acompanhamento médico e nutricional.
Como saber se tenho intolerância ao glúten?
Geralmente, o celíaco apresenta sintomas desagradáveis ao consumir alimentos com glúten. Portanto, é importante ficar atento aos sinais e buscar um especialista, como um gastroenterologista e um nutrólogo.
O médico realizará exames específicos de sangue para chegar ao diagnóstico. Em alguns casos, poderá ser solicitada uma biópsia intestinal, ou seja, uma amostra de tecido é enviada para análise laboratorial para descartar outras doenças ou confirmar a intolerância ao glúten.
Quais alimentos o celíaco não pode comer?
Os celíacos não podem consumir alimentos que tenham glúten em sua composição.
Vale destacar que há o risco da contaminação cruzada, ou seja, aquela que acontece durante o processo de fabricação dos alimentos.
Entre os itens que não podem ser consumidos estão:
-
Trigo e derivados, como pão, tortas, massas, pizzas;
-
Centeio e derivados, como pão e farinha;
-
Cevada e derivados, como a cerveja;
-
Malte e derivados, como bebidas alcoólicas.
A aveia é um grão livre de glúten. Mas, como sua fabricação muitas vezes é cruzada com o trigo e seus derivados, ela pode conter traços de glúten. Celíacos devem ler o rótulo desse produto com atenção para ver se é mesmo sem glúten.
É importante que o celíaco receba acompanhamento nutricional para que não tenha problemas de saúde, como desnutrição e osteoporose.