O nódulo na mama pode ter diversas causas diferentes. Grande parte deles ocorrem por algo benigno. Porém, em outros casos, podem indicar condições mais graves e que necessitam de tratamento específico.
Nesse ponto, o mais importante é procurar um profissional médico especializado e manter os exames de rotina em dia.
O que é nódulo na mama?
Um nódulo na mama pode ser causado por inúmeras condições. Há lesões palpáveis na mama que podem ser benignas, como é o caso do fibroadenoma, ou malignas, como o câncer de mama.
De qualquer forma, sempre que se palpa um nódulo de mama, é necessário investigar para chegar ao diagnóstico adequado.
Nódulo na mama dói?
Tanto os tumores malignos quanto os benignos podem ser doloridos ou não. Por isso, sempre deve ser avaliado por um médico.
Quando um nódulo na mama é preocupante?
Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.
Quais são os exames para investigar um nódulo na mama?
O exame básico de rastreamento para o câncer de mama é a mamografia. Além da mamografia, que já faz o diagnóstico da maior parte dos tumores, pode-se solicitar o ultrassom de mamas, principalmente no caso das mamas mais densas. A ressonância de mamas também pode ser indicada, em casos específicos, conforme indicação médica.
O diagnóstico de fato é confirmado com biópsia do nódulo e avaliação da patologia.
Qual médico procurar?
Diante da suspeita de nódulo mamários, seja pela palpação das mamas ou por avaliação de exames de rotina, o ideal é consultar o ginecologista e/ou mastologista. Esses especialistas podem avaliar e solicitar os exames necessários para o diagnóstico.
Você sabe como é o exame de mamografia? Acesse nosso artigo e tire todas suas dúvidas: Mamografia – Entenda como funciona, preparo e quando o exame é indicado.
Autora: Dra. Bruna Zucchetti - Médica Oncologista