Autor: Dr. Decio Chinzon, médico gastroenterologista
Existem diversos exames para avaliar sintomas gastrointestinais. Um deles é a retossigmoidoscopia, que contribui para investigar, por exemplo, casos de sangue nas fezes, além de ser útil para acompanhar pacientes com diagnósticos já estabelecidos, como doença de Crohn e colite ulcerativa.
Retossigmoidoscopia: o que é?
A retossigmoidoscopia é um exame de imagem utilizado para avaliar o reto e o cólon sigmoide, que estão localizados no final do intestino grosso (onde ocorre a absorção de água e sais minerais para tornar as fezes sólidas).
Para que serve a retossigmoidoscopia?
Como a retossigmoidoscopia permite a avaliação do intestino, o exame auxilia a:
- Diagnosticar doenças intestinais;
- Investigar sintomas gastrointestinais;
- Monitorar doenças já diagnosticadas;
- Remover pólipos (que geralmente são benignos, mas podem evoluir para câncer);
- Fazer biópsias (ou seja, retirar uma pequena amostra de tecido para análise laboratorial).
Doenças e alterações que podem ser identificadas na retossigmoidoscopia
Por meio da retossigmoidoscopia, é possível detectar doenças inflamatórias (como colite ulcerativa e doença de Crohn), tumores (incluindo câncer colorretal) e pólipos que atingem o reto e o cólon sigmoide. Esse exame também é capaz de alterações no canal anal, a exemplo de hemorroidas, fissuras e úlceras.
Quando a retossigmoidoscopia é indicada?
O exame pode ser solicitado em diversas situações. Em geral, a retossigmoidoscopia pode ser indicada para: · Investigar sintomas como diarreia persistente, sangue nas fezes, perda de peso não explicada por outros fatores e constipação;
- Avaliar hemorroidas, pólipos, úlceras e outras lesões;
- Acompanhar pacientes com doenças inflamatórias intestinais (como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn);
- Rastrear o câncer colorretal.
Como o exame é feito?
O procedimento é similar à colonoscopia (exame que mostra o final do intestino delgado e todo o intestino grosso). Na retossigmoidoscopia, utiliza-se um tubo fino com uma pequena câmera e um ponto de luz na extremidade para visualizar o reto e o cólon sigmoide. Chamado de sigmoidoscópio, esse instrumento é inserido no organismo pelo ânus do paciente – que recebe um anestésico tópico no local.
O exame dura cerca de 15 minutos, podendo ser feito com ou sem sedação. A maioria dos pacientes têm boa tolerância à retossigmoidoscopia. No entanto, devido à entrada de ar no intestino, pode haver cólica abdominal.
Como é o preparo para a retossigmoidoscopia?
Para que haja uma boa visualização das estruturas durante a retossigmoidoscopia e os resultados sejam precisos, o paciente deve seguir cuidadosamente as orientações fornecidas pelo laboratório e pelo médico.
Entre as principais exigências, está o jejum absoluto de 12 horas – inclusive de água. No caso de medicamento de uso contínuo, o indivíduo precisa verificar se deve suspendê-lo ou se pode ingeri-lo (utilizando, no máximo, 50 ml de água).
Além disso, na véspera da retossigmoidoscopia, é necessário aderir a uma dieta leve e preferencialmente líquida (com gelatina, mel, caldo de carne ou frango, purê de batata, entre outras opções) e administrar medicamentos específicos para limpar o intestino.
Também é importante mencionar que o paciente deve, obrigatoriamente, estar acompanhado de um adulto (com mais de 18 anos e menos de 65 anos) no dia do exame. Recomenda-se ainda que sejam apresentados resultados anteriores de endoscopia, tomografia de abdômen ou raio-X de estômago, caso tais exames tenham sido realizados.
Retossigmoidoscopia: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre onde realizar a retossigmoidoscopia, consultar preços e localizar a unidade do Delboni mais próxima da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.