Teste de paternidade: como é feito, tipos e onde agendar

teste de paternidade

 

Autor: Dr. Ricardo di Lazzaro Filho, médico doutor em genética e diretor médico associado na Dasa Genômica

 

Agendar Teste de Paternidade
 

 

O teste paternidade, também chamado de exame de DNA, é um procedimento que compara fragmentos do DNA das pessoas e comprova ou descarta o vínculo genético de pai e filho. 

 

O que é o DNA?  

DNA é a abreviação de ácido desoxirribonucleico. Os cromossomos dos seres humanos (ou seja, as estruturas que armazenam e transmitem todas as informações genéticas de uma pessoa) são formados por quatro destes ácidos: adenina, citosina, timina e guanina. 

Para que seja formado um novo indivíduo, é necessário receber metade da informação genética de cada um dos genitores – portanto, metade do DNA da mãe e metade do DNA do pai. 

Estas combinações são tão singulares que fazem com que cada humano possua características únicas. Somente gêmeos univitelinos apresentam o mesmo DNA. 

 

Como o teste de paternidade é feito?  

O teste de paternidade requer amostras sanguíneas – porém, elas não são obtidas da mesma forma que em exames de sangue comuns. A coleta para teste de DNA é feita pela punctura digital (furinho no dedo) e o sangue é armazenado em um cartão. Uma vez no laboratório, o material é conferido, ordenado e processado. 

Durante as análises, verifica-se se as informações genéticas dos participantes do teste estão concordantes ou não. Depois, na etapa final, é realizada uma avaliação estatística e são calculadas as probabilidades para gerar o laudo. 

 

Tipos de teste de paternidade 

Existem os testes de paternidade TRIO ou DUO. Nos testes TRIO, participam mãe, filho e suposto pai. Nos testes DUO, participam somente filho e suposto pai. 

Na modalidade TRIO, os testes possuem maior robustez estatística, pois há participação da mãe. Isso possibilita identificar, com certeza, qual parte do DNA do filho é proveniente da mãe. Consequentemente, a outra metade da informação genética do filho precisa estar no suposto pai testado. 

Os testes DUO também permitem a determinação do vínculo genético. Normalmente, as probabilidades são menores – mas isso não quer dizer que o resultado seja menos confiável. Hoje, todas as análises do Delboni envolvem 20 ou mais marcadores genéticos, sendo possível atingir com segurança os parâmetros necessários para liberação dos testes. 

 

Teste de paternidade na gravidez  

O teste de paternidade é um dos exames que podem ser realizados na gravidez. Porém, o Delboni não coleta amostras diretamente de bebês que ainda estão no ventre. 

Apenas o sangue da mãe é coletado e, posteriormente, submetido a um equipamento que separa o DNA fetal do DNA da mãe. Esse procedimento é similar ao utilizado no exame de sexagem fetal e no NIPT (que avalia o risco de doenças cromossômicas no bebê). 

 

Agendar Teste de Paternidade

 

Qual o grau de precisão de um teste de paternidade?  

No caso dos testes DUO, os resultados precisam atender aos seguintes parâmetros para serem liberados: probabilidade mínima de precisão de 99,99% e índice acumulado mínimo de 10.000. Para os testes TRIO, a probabilidade mínima de precisão é de 99,999% e o índice acumulado mínimo é de 100.000. 

Nenhuma inclusão de paternidade possui 100% de certeza. Mesmo os índices acumulados sendo extremamente altos, os cálculos sempre serão de 99,9999999...%, pois se trata de probabilidades. Embora não haja uma certeza absoluta, o risco de um resultado falso-negativo ou falso positivo é de menos de 0,1%. 

Já para os casos de exclusão de paternidade, tanto DUO como TRIO, o limite é de quatro inconsistências genéticas. Isso quer dizer que, se em quatro ou mais marcadores o suposto pai não compartilhar a informação genética com o filho, o teste é uma exclusão com 100% de certeza. 

 

Teste de parentesco ou reconstrução 

O Delboni também disponibiliza o teste de parentesco ou de reconstrução. Ele é utilizado quando o suposto pai já faleceu, sendo realizado com o filho e dois parentes diretos do falecido (como pais, irmãos ou filhos). 

A participação da mãe do investigante também é importante para o procedimento. Ela não é obrigatória, mas traz grande vantagem para a elucidação do caso. 

 

Onde agendar teste de paternidade?  

Para obter mais informações sobre o teste de paternidade, localizar a unidade do Delboni mais próxima da sua região e realizar o agendamento, basta clicar no link abaixo e acessar nossa plataforma de agendamento online.

 

Agendar Teste de Paternidade
 
 
Delboni é um laboratório da marca Dasa