Existem diferentes tipos de exames de sangue capazes de identificar determinadas complicações. Entenda no texto abaixo quais são os tipos mais comuns e o que eles avaliam.
Por que existem diferentes tipos de exames de sangue?
Existem diferentes tipos de exames de sangue, pois, cada um avalia o funcionamento de órgãos e glândulas de uma forma específica.
Sabia que é possível fazer os exames de sangue na sua casa sem pagar a mais por isso?
Isso mesmo. Através do serviço de atendimento móvel do Delboni, a coleta de sangue é feita na sua casa, escritório ou onde você estiver. E você não paga pela taxa de deslocamento. Clique no botão abaixo para mais informações:
Quais os tipos de exame de sangue?
Os nove tipos mais comuns de exame de sangue, são:
Hemograma
O exame de hemograma serve para avaliar as três principais células do nosso sangue:
- Glóbulos vermelhos (hemácias);
- Glóbulos brancos (leucócitos)
- Plaquetas (coagulação sanguínea)
O exame confirma ou indaga um diagnóstico e monitora um tratamento que está sendo feito pelo paciente e verifica se há alguma alteração no organismo do indivíduo.
Exame de sangue que detecta HIV
O exame possibilita o diagnóstico da doença através da coleta de sangue e pode ser feito de forma anônima. O teste pode resultar em não reagente (negativo) ou reagente (positivo). Caso o primeiro resultado tenha dado não reagente, mas o paciente foi exposto pelo vírus, o exame deve ser refeito no intervalo de 2 meses.
Exame de sangue de colesterol
Através da coleta do sangue, é possível analisar os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) e se há alguma anormalidade que deve ser tratada.
Exame de triglicerídeos
O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações HDL, LDL e VLDL. O exame serve para analisar se os níveis de triglicerídeos estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois isso está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares.
Exame de sangue de glicemia
O exame de glicemia requer que o paciente esteja em jejum para que seja possível dosar a glicose no sangue. Os resultados podem ser:
- Normal: inferior a 99 mg/dL;
- Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL;
- Diabetes: superior a 126 mg/dL.
Exame de sangue de ácido úrico
O exame serve para analisar os níveis de ácido úrico presentes no sangue que podem representar gota ou cálculo renal.
Exame de sangue de uréia
O exame de uréia avalia a função dos rins e acompanha a eficácia do tratamento de diálise ou doenças renais.
Exame de sangue de creatina
O exame calcula a quantidade de creatina, que é uma proteína produzida naturalmente no organismo, presente no sangue. A creatina atua como fonte de energia para os músculos.
Exame de sangue PSA
O exame de PSA calcula o nível da substância produzida pela próstata. O exame não diagnostica o câncer, mas auxilia para saber se o nível está alto ou baixo. É um exame indicado para homens acima de 45 anos.
Como saber o tipo sanguíneo no exame de sangue?
Através de um exame laboratorial é possível identificar a classificação do tipo sanguíneo de um paciente, de acordo com a categoria de aglutininas e aglutinogênios presentes no plasma sanguíneo.
Lista de exames de sangue para Check-up periódico
Em um check-up periódico, os exames que geralmente são solicitados pelo médico são:
- Creatinina;
- Colesterol Total;
- HDL;
- LDL;
- VLDL;
- Triglicérides;
- Gama GT
- TGO (ou AST)
- TGP (ou ALT)
- Fosfatase alcalina (ou FA);
- Gama GT (ou GGT)
- Hemoglobina Glicada (ou HbA1C);
- Hemograma completo;
- Potássio (ou K+);
- TSH;
- PCR (ou proteína C reativa);
- Proteínas Totais;
- Sódio (ou Na+);
- Urina tipo 1 (ou U1 ou EAS).