Autora: Dra. Marlise Mucare, médica gastroenterologista e hepatologista
O exame conhecido como anti-HBs é feito para identificar se o indivíduo tem ou não anticorpos contra a hepatite B, uma doença infecciosa do fígado que pode ser aguda, evoluindo para cura espontânea; ou crônica, exigindo um tratamento mais prolongado e, por vezes, pela vida toda.
Infelizmente, dados da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) indicam que os casos e mortes relacionadas às hepatites virais (nas quais inclui-se a hepatite B) vem crescendo nas Américas.
Outro índice preocupante é o baixo número de diagnósticos: apenas 18% das pessoas com hepatite B, por exemplo, sabem que têm a doença que compromete o funcionamento do fígado de forma silenciosa e só dá sinais quando há algum comprometimento do órgão.
Anti-HBs: o que é para que serve o exame?
Anti-HBs é um marcador sanguíneo que revela a presença de anticorpos contra a hepatite B no organismo.
Dessa forma, quando o exame é realizado, o resultado, quando positivo (ou seja, quando há a presença os anticorpos anti-HBs), pode indicar o contato com o vírus. Esse contato pode ter sido provocado pela própria infecção ou ainda por meio da vacinação.
No entanto, é importante dizer que, esses cenários só podem ser avaliados e interpretados por um médico especializado.
Quando o Anti HBs é indicado?
Como dito anteriormente, o exame anti-HBs serve para mostrar se um indivíduo tem ou não os anticorpos necessários para combater o vírus da hepatite B.
Nesse sentido, o exame pode ser requisitado quando há a necessidade de se obter essa informação a fim de direcionar melhor os cuidados com a saúde do paciente – seja diante de alguma queixa, seja diante de uma visita de rotina para um check-up médico.
Assim, o exame anti-HBs pode ser indicado em situações como:
-
Avaliar cura em pacientes que tiveram hepatite B aguda;
-
Acompanhar o tratamento de pacientes com hepatite B crônica;
-
Avaliar a necessidade de vacinação ou reforço da vacina da hepatite B.
Como o exame é feito?
O exame anti-HBs é feito por meio de uma coleta de sangue simples e não demora. O desconforto, portanto, é causado apenas na hora da picada da agulha.
Preparo para o exame
O exame anti-HBs não requer nenhum preparo específico para ser realizado.
Prevenção da hepatite B
A principal forma de prevenção da hepatite B é por meio da vacinação. A vacina para esse tipo de infecção é considerada segura e eficaz para impedir o desenvolvimento da doença.
Infelizmente, no entanto, muitos países da América do Sul, incluindo o Brasil, têm apresentado uma cobertura vacinal baixa – tanto no caso das crianças como no dos adultos -- o que aumenta o risco de contágio e transmissão desse doenças como as hepatites virais.
Outras formas de prevenção da hepatite B incluem o uso de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de alicates, seringas e outros materiais que tenham contato com o sangue contaminado.
A prevenção é importante pois a hepatite B, em sua forma crônica, pode evoluir para casos de cirrose hepática, o que aumenta o risco para problemas como a coledocolitíase (doença caracterizada pela presença de cálculos biliares no ducto colédoco, o ducto que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar para o intestino).
Outro risco que a evolução crônica da hepatite B apresenta é o surgimento do câncer de fígado. A presença de lesões no órgão pode ser identificada por biópsia.
Onde agendar o exame Anti HBs?
Para obter mais informações sobre o exame anti-HBs, consultar preços, se informar sobre coleta domiciliar e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta clicar no link abaixo e acessar nossa plataforma de agendamento online.
ATENDIMENTO DOMICILIAR SEM TAXA DE DESLOCAMENTO
Com o Delboni, você pode realizar exames em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento domiciliar que vai até você sem taxa de deslocamento.