Autora: Dra. Myrna Perez Campagnoli
Check-up médico é o conjunto de exames feitos periodicamente, sem que necessariamente tenham ocorrido sinais ou sintomas que levem a solicitação dos mesmos. Estes exames auxiliam na investigação de possíveis doenças e permitem o diagnóstico e intervenção precoces, podendo evitar maiores complicações.
Os exames que farão parte do seu check-up dependem da sua idade, histórico de saúde, predisposições familiares e das escolhas de estilo de vida.
Para que serve o check-up?
A principal função do check-up médico é auxiliar na identificação de problemas antes que eles comecem de fato. Esses exames, quando alterados, podem sugerir a presença de doenças ou condições predisponentes precocemente, quando suas chances de tratamento e cura são maiores.
Quais os exames solicitados no check-up completo?
Exames clínicos (durante a consulta), laboratoriais e de imagem, fazem parte do check-up médico. Conheça alguns deles:
- Hemograma: Trata-se de um exame de sangue solicitado para avaliar componentes e características das células do sangue, como os glóbulos vermelhos (que transportam oxigênio), glóbulos brancos (que combatem infecção) e plaquetas (que ajudam na coagulação do sangue).
- Glicemia em jejum: Glicemia em jejum é a dosagem do açúcar do sangue, ou seja, avalia o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. Importante para o diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias, auxiliando no diagnóstico do diabetes e do pré-diabetes e útil no acompanhamento do controle dessas condições.
- Colesterol e Triglicerídeos: teste que mede os níveis de gordura no sangue. Quando fora do considerado normal, aumenta os riscos do entupimento progressivo dos vasos sanguíneos, evoluindo para infarto e AVC.
- Ureia e Creatina: avalia a função dos rins. A alteração desses marcadores pode acontecer mesmo na ausência de sintomas, contribuindo para o diagnóstico precoce.
- TGO (AST) E TGP (ALT): exame para avaliar o funcionamento e saúde do fígado. Não são exames específicos ou exclusivos do fígado, podendo estar aumentados nas doenças musculares, infarto e pancreatite.
- TSH E T4 LIVRE: identifica as alterações hormonais da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
- Ácido úrico: A dosagem dos níveis de ácido úrico no sangue contribui para a análise da função dos rins. Quando esse ácido se acumula, pode ocasionar quadros de gota, cálculos renais e insuficiência renal.
- Exames de urina: Avalia as células e componentes da urina. O exame microscópico da urina permite analisar as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças.
- Eletrocardiograma: verifica a saúde do coração através da medição da atividade elétrica.
- Teste ergométrico: avalia nosso coração durante a atividade física, possibilitando o diagnóstico de arritmias, hipertensão, distúrbios de condução, isquemia miocárdica e outras.
- Ecocardiograma: exame de ultrassonografia do coração. Indicado para analisar se o coração está batendo normalmente, e se o fluxo sanguíneo está conforme o esperado.
Exames de check-up para mulheres cis
Cuidar da saúde feminina é extremamente importante na hora de prevenir doenças. Além de alguns dos exames acima citados, o check-up da mulher deve incluir:
- Papanicolau;
- Mamografia;
- Ultrassonografia transvaginal.
Se gestantes, devem manter em dia os exames de gravidez e ultrassom.
Exames de check-up para mulheres trans
A avaliação laboratorial de mulheres trans é muito impactada pela reposição hormonal, portanto o check-up depende dessa analise prévia.
Exames como PSA e toque retal devem ser incluídos pela presença da próstata, mesmo que a redesignação ou cirurgia já tenham sido realizadas.
Exames de check-up para homens cis
Já para os homens cis, os exames essenciais são:
- Toque retal;
- Dosagem de PSA.
Exames de check-up para homens trans
Da mesma forma que as mulheres trans, os exames de check-up devem levar em consideração o tratamento hormonal em uso.
Exames como mamografia e ultrassonografia de mamas devem ser mantidos, caso não tenha sido realizada a mastectomia.
A ultrassonografia pélvica e o exame de Papanicolau devem ser realizados rotineiramente, pois, na maioria dos casos, o útero e ovários permanecem mesmo após a redesignação.
Com qual frequência fazer os exames de rotina?
Normalmente os exames de rotina são solicitados uma vez ao ano. Caso o paciente apresente doenças ou suspeitas, a periodicidade é definida de forma individual pelo médico responsável.
Quanto custa um check-up médico completo?
No Nav Dasa, você pode consultar o valor do check-up médico completo, assim como agendá-lo no melhor dia, horário e local de sua preferência!
ATENDIMENTO DOMICILIAR
Com o Delboni, você pode realizar exames em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento móvel que vai até você sem taxa de deslocamento.