Realizado por meio do ultrassom, o ultrassom com doppler é crucial para avaliar o estado das veias, especialmente nos membros inferiores.
Continue a leitura e saiba mais sobre o procedimento.
Ultrassom com Doppler: o que é e para que serve?
O ultrassom com doppler é um tipo de exame de imagem que utiliza o ultrassom para avaliar o sistema venoso, principalmente nas pernas (membros inferiores). Ele é classificado como pouco invasivo e visa adquirir informações sobre a anatomia, fisiologia e possíveis patologias das veias superficiais e profundas.
É amplamente utilizado para diagnosticar doenças venosas em vários segmentos do corpo. Além disso, pode ser empregado durante procedimentos cirúrgicos para guiar punções ou verificar a eficácia de intervenções realizadas.
Um ponto crucial no ultrassom com doppler é a experiência do médico que realiza o exame. Isso se deve ao fato de que as alterações nas veias são observadas em tempo real, durante o exame, e não posteriormente por meio de imagens gravadas. Portanto, a habilidade e o conhecimento do profissional são fundamentais para a precisão do diagnóstico.
Doenças que podem ser identificadas por meio do ultrassom com doppler?
Algumas doenças relacionadas ao sistema venoso dos membros inferiores podem ser identificadas com o doppler venoso, incluindo:
-
Trombose venosa: o exame é eficaz em detectar obstruções na circulação do sangue, ajudando no diagnóstico de tromboses.
-
Varizes: o exame ajuda a avaliar se as veias estão dilatadas e a identificar se há refluxo venoso, característico das varizes.
Como é a preparação para o exame?
O exame não requer preparativos mais elaborados. Portanto, não há necessidade de jejum ou ingestão de líquidos no pré-exame, como acontece na realização de ultrassom ou doppler de abdome ou pelve.
Como o exame é realizado?
O ultrassom com doppler é realizado em duas posições distintas para avaliar diferentes aspectos do sistema venoso dos membros inferiores:
- Em pé: nesta posição, o exame foca na pesquisa de refluxos venosos, essenciais para diagnosticar insuficiências venosas, como as varizes.
- Deitado: é preferencial para a avaliação das veias mais profundas e para a detecção de tromboses.
LEIA MAIS: Ressonância magnética: o que é, para que serve e como se preparar
Quando um exame de ultrassom com doppler é indicado?
O exame é indicado sempre que se quiser avaliar algum problema da circulação dos membros inferiores.
LEIA MAIS: Tomografia computadorizada: tudo sobre o exame TC
Onde agendar um ultrassom com doppler?
Para consultar preços, obter mais informações sobre o ultrassom com doppler e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamento online.
Autor: Dr. Flávio Henrique Duarte, angiologista do Hospital Santa Paula