Gama GT: tire suas dúvidas sobre o exame que detecta alterações no fígado e pâncreas

gama gt

 

Autora: Dra. Lisa Rodrigues da Cunha - médica hepatologista

 

Agendar e Fazer em Casa
 
 
Agendar Exame na Unidade
 

O exame Gama GT, também conhecido como gamaglutamiltransferase, é um exame de sangue que mede os níveis da enzima de mesmo nome presente no fígado, pâncreas e, em menor quantidade, nos rins e no coração. Essa enzima, quando elevada no sangue, pode indicar problemas nesses órgãos, o que exige investigação e tratamento. Continue a leitura para saber mais sobre como o exame é feito e quando ele é indicado. 

 

Gama GT: o que é e para que serve o exame? 

A Gama GT, abreviação para gamaglutamiltransferase, é uma enzima presente principalmente no fígado, vesícula biliar, pâncreas e rins. O exame que avalia sua dosagem no sangue é frequentemente solicitado para avaliar a função hepática ou obstrução da via biliar e detectar possíveis danos ou doenças relacionados a esses órgãos.  

 

Que tipo de doenças pode ser identificadas com o auxílio do Gama GT? 

O exame Gama GT é importante para ajudar no diagnóstico de doenças como: 

  • Doenças hepáticas: hepatite viral (A, B e C), cirrose hepática, esteatose hepática (gordura no fígado), colangite biliar primária ou colangite esclerosante primária, hipertensão portal (aumento da pressão na veia porta, que chega ao fígado) e tumores no fígado. 

  • Doenças pancreáticas: pancreatite aguda e crônica. 

  • Obstrução das vias biliares: cálculos biliares e coledocolitíase

  • Problemas cardíacos: infarto do miocárdio. 

  • Consumo excessivo de álcool: o álcool é um dos principais indutores da elevação do Gama GT.

Embora o exame Gama GT seja importante para o diagnóstico dessas doenças, ele não deve ser interpretado isoladamente. O médico levará em consideração outros fatores, como o histórico de saúde do paciente, sintomas e resultados de outros exames, para fechar a hipótese diagnóstica. 

 

Quando o exame é indicado? 

O exame de Gama GT pode ser solicitado pelo médico em situações como: 

  • Suspeita de doenças hepáticas, das vias biliares ou pancreáticas: quando o paciente apresenta sintomas como dor abdominal ou dor no estômago, náuseas, vômitos, icterícia (pele amarelada), fezes brancas, urina escura, calafrios e/ou febre. 

  • Acompanhamento de doenças já diagnosticadas: para monitorar a evolução do tratamento e a resposta do paciente. 

  • Rastreio de doenças hepáticas: em pessoas com risco aumentado para doenças hepáticas, como pacientes com histórico de consumo excessivo de álcool, obesidade ou histórico familiar de doenças hepáticas.

 

Agendar Exame

 

Qual médico procurar? 

O exame Gama GT pode ser solicitado por diversos médicos, como clínico geral, gastroenterologista, hepatologista e cardiologista, entre outros. 

 

Gama GT: preparo para o exame 

O exame Gama GT é realizado por meio da coleta comum de sangue. Para garantir a precisão do resultado, é importante seguir algumas orientações, como jejum de oito horas antes de realizar a coleta; e não ingerir bebida alcoólica antes do exame.  

 

Onde agendar o exame de Gama GT? 

Para obter mais informações sobre onde realizar o exame Gama GT, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.

 

ATENDIMENTO DOMICILIAR SEM TAXA DE DESLOCAMENTO

Com o Delboni, você pode realizar exames em nossas unidades e também conta com a opção do atendimento domiciliar que vai até você sem taxa de deslocamento.

 

Agendar Exame em Casa

 

Dasa