Se você acha que o médico ortopedista só cuida dos ossos, está enganado. Esse especialista é capacitado a olhar para todo o nosso corpo – afinal, ele também trata lesões e qualquer problema relacionado ao nosso sistema locomotor.
Ou seja, além dos ossos, o médico ortopedista também avalia problemas que afetam a nossa musculatura, as articulações e os ligamentos, entre outras estruturas. Continue a leitura para entender mais sobre essa especialidade e quando é preciso passar por uma consulta.
Ortopedia: o que é?
Ortopedia é a especialidade da medicina que cuida e trata de problemas de saúde relacionados ao nosso sistema locomotor. Isso inclui doenças, lesões e traumas que ocorram nos ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e cartilagens.
Algumas áreas do corpo, como joelhos, quadris, pés, coluna e punho, por exemplo, costumam ter características bem específicas. Por isso, é comum que, dentro da ortopedia, existam subespecializações para o tratamento dessas partes do corpo.
Outro detalhe importante é que a ortopedia também requer conhecimentos da parte vascular e neurológica do corpo, já que existem doenças (como a paralisia infantil) que podem ter desdobramentos na parte locomotora e gerar queixas ortopédicas.
Ortopedia e traumatologia
A ortopedia é uma especialidade que cuida da saúde e prevenção de problemas de saúde relacionados ao aparelho locomotor. Já a traumatologia é uma ramificação da ortopedia que cuida apenas de traumas ocorridos no aparelho musculoesquelético.
Ou seja: o traumatologista é especialista em lesões como fraturas, traumatismos, luxações (quando há uma espécie de desencaixe da articulação) e outro ferimentos considerados emergências médicas.
Por outro lado, a atuação do médico ortopedista vai além, já que ele realiza acompanhamento, tratamento e prevenção de lesões e problemas causados por traumas e também doenças.
O médico ortopedista também pode se dedicar a cuidar de uma parte específica do corpo ou atuar com a prevenção de lesões em atletas, por exemplo.
Ortopedia esportiva
A ortopedia esportiva é uma subespecialidade dedicada ao cuidado com os pacientes – atletas ou não -- a fim de prevenir lesões e outros problemas de saúde relacionados à prática esportiva.
Esse médico também é responsável por cuidar de lesões mais comuns nas práticas esportivas, como as musculares e ligamentares. Também precisa ter conhecimento da fisiologia do esporte para entender melhor o rendimento do atleta, a parte metabólica e sua recuperação muscular após os treinos.
Principais exames complementares em ortopedia
Durante a consulta médica, o ortopedista pode requisitar alguns exames para avaliar o estado de saúde geral do paciente, como o hemograma completo. Outros exames que ele pode pedir, a depender da suspeita do caso, são:
Radiografias: o famoso raio-X mostra a estrutura óssea e pode detectar fraturas, deslocamentos e desgaste nas articulações.
Ressonância magnética: gera imagens bastante precisas por meio de um campo magnético. Serve para diagnosticar problemas nos chamados “tecidos moles”, como rompimento de ligamentos e tendões, danos nas cartilagens, hérnias de disco e tumores ósseos.
Ultrassonografia: produz imagens em tempo real de tendões, músculos, ligamentos e articulações. Geralmente, serve para avaliar e diagnosticar lesões como tendinite (no tendão calcâneo).
Quando procurar por um especialista em ortopedia?
O médico ortopedista é o responsável por cuidar de todas as estruturas do nosso sistema locomotor. Por isso, ele deve ser procurado em casos como fraturas, traumas, lesões ou entorses após algum acidente, por exemplo.
Além disso, o ortopedista também deve ser consultado se houver:
- Dores constantes nas costas;
- Cansaço excessivo;
- Formigamentos em partes do corpo;
- Rigidez nas articulações;
- Calor nas articulações;
- Inchaço nas articulações;
- Redução de flexibilidade;
- Dor nas articulações, ossos ou músculos;
- Deformações visíveis;
- Dor que piora com movimentos específicos.
Pessoas que tenham doenças como câncer ósseo, luxações congênitas, deformidades ósseas e problemas crônicos nas articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos também devem realizar acompanhamento periódico com o médico ortopedista.
Já pessoas sedentárias que desejam praticar uma atividade física; ou indivíduos que já praticam, mas querem mudar de atividade, devem buscar a orientação de um ortopedista para checar lesões prévias e outros problemas que podem se agravar com o exercício.
Autor: Dr. André Pires - ortopedista