Ultrassom da próstata identifica nódulos e inflamações; veja como exame é feito

ultrassom próstata

 

Agendar Ultrassom da Próstata

 

O ultrassom da próstata é um exame que auxilia na avaliação da glândula e ainda do sistema reprodutor masculino. Ele permite visualizar o tamanho, a forma e possíveis alterações na próstata, sendo fundamental no diagnóstico de doenças como hiperplasia prostática benigna e prostatite. Continue a leitura para saber mais sobre o ultrassom de próstata. 

 

Ultrassom da próstata: o que é e para que serve? 

O ultrassom da próstata é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras para criar uma imagem detalhada da próstata, que é uma glândula importante para o sistema reprodutor masculino e a fertilidade do homem.  

A principal função desse exame é ajudar os médicos a identificarem anomalias na próstata, como nódulos, cistos ou sinais de inflamação (prostatite). Além disso, é uma forma eficaz de monitorar o crescimento da próstata em homens que já apresentam hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata). 

 

Tipos de ultrassom da próstata 

Há duas modalidades principais de ultrassom da próstata: 

  1. Ultrassom transabdominal: o aparelho de ultrassom é colocado sobre o abdômen, permitindo visualizar a próstata através da parede abdominal e da bexiga, que deve estar moderadamente cheia. Esse exame também permite a avaliação da bexiga e das vesículas seminais, além da própria próstata. Embora menos invasivo, esse tipo de ultrassom oferece imagens menos detalhadas da glândula prostática em comparação com o ultrassom transretal. 
  2. Ultrassom transretal (TRUS): feito com a bexiga vazia, há a inserção de uma sonda fina no reto. A proximidade da sonda com a próstata proporciona imagens mais precisas e detalhadas da próstata e das vesículas seminais, sendo o método mais utilizado para a detecção de áreas suspeitas de câncer e outras anomalias prostáticas. O TRUS é amplamente utilizado para guiar biópsias da próstata, auxiliando os médicos a localizarem com precisão áreas que possam ser suspeitas de câncer. 

 

Quando o ultrassom da próstata é recomendado? 

O ultrassom da próstata é recomendado nas seguintes situações: 

  • Avaliação de sintomas urinários: homens com sintomas como dificuldade para urinar, necessidade frequente de urinar à noite ou jato urinário fraco podem ser encaminhados para o exame para ajudar a identificar o aumento da próstata ou outros problemas. 

  • Suspeita de câncer de próstata: quando exames como o PSA (antígeno prostático específico) estão alterados ou o toque retal revela anormalidades, o ultrassom é indicado para verificar a existência de nódulos. 

  • Monitoramento da hiperplasia prostática benigna: em casos em que a próstata está aumentada, o ultrassom é útil para acompanhar a condição. 

  • Investigações de dor pélvica: o exame pode ajudar a identificar possíveis causas, como prostatite. 

 

Agendar Ultrassom da Próstata

 

É necessário algum preparo para o exame? 

O preparo depende do tipo de ultrassom que será feito. No caso do ultrassom transabdominal, o paciente precisa estar com a bexiga cheia para permitir a visualização adequada da próstata. Por isso, é comum que o médico solicite que o paciente beba água antes do exame. 

Para o ultrassom transretal sem biópsia, geralmente não é necessário preparo prévio. Quando há necessidade de biópsia prostática, é essencial que a biópsia seja feita guiada pelo ultrassom transretal. Nesse caso, há necessidade de preparo específico que inclui exames de sangue, jejum, restrição de certos tipos de medicamentos e o uso de antibiótico. 

 

Importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de próstata 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Quando descoberto de forma precoce, a chance de cura chega a 90%; no entanto, estudos estimam que apenas 20% dos diagnósticos sejam feitos nos estágios iniciais da doença.  

O preconceito que muitos homens têm contra o exame de toque retal explica em parte essa demora no diagnóstico. Dados do Ministério da Saúde mostram que menos de 40% dos homens com mais de 50 anos realizaram exame de próstata em 2023. E ainda: 36% nunca fizeram o exame, teste de PSA ou ultrassom da próstata na vida.  

A outra explicação para a demora no diagnóstico do câncer de próstata é que os homens têm dificuldade em cuidar da própria saúde e só vão ao médico quando se sentem doentes – e não para fazer exames de check-up, por exemplo.  

Por isso, todos os anos, a campanha Novembro Azul incentiva homens a cuidarem da própria saúde e realizarem exames de rotina de acordo com sua faixa etária, ações que contribuem para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Cerca de 18% dos tumores de próstata são identificados por meio do toque retal. Mas diagnóstico também pode ser feito com a ajuda de outros exames. Embora seu papel seja limitado para casos de câncer em fases iniciais, o ultrassom de próstata pode trazer informações adicionais que, associadas a dados clínicos e laboratoriais, permitem identificar imagens suspeitas e evitar procedimentos desnecessários. 

Importante reforçar que, quando há necessidade de biópsia prostática, é essencial que o procedimento seja feito guiado pelo ultrassom transretal. 

 

Ultrassom da próstata: preço e onde agendar 

Para obter mais informações sobre onde realizar o ultrassom de próstata, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online. 

 
Agendar Ultrassom da Próstata

 

 

 

Autor: Dr. Wagner Iared - radiologista da Dasa