A tomografia abdominal é um exame de imagem que fornece uma visão detalhada do interior do corpo – especificamente, dos órgãos abdominais – e permite a identificação de anomalias e o diagnóstico de doenças nessa região. O exame pode ser recomendado em diversas situações. Veja quais são a seguir e saiba como se preparar para a realização do exame.
Tomografia Abdominal: o que é e para que serve?
A tomografia abdominal é um procedimento que utiliza radiação (raios-x) para criar imagens detalhadas das estruturas internas e dos órgãos localizados no abdômen.
Ao contrário das radiografias comuns, que produzem imagens bidimensionais, a tomografia produz imagens em 3D; com isso, a visão de órgãos, vasos sanguíneos e tecidos moles é mais precisa.
Tipos de Tomografia do Abdômen
Existem dois tipos de tomografia abdominal:
- Tomografia abdominal simples: não utiliza contraste e é indicada para avaliar cálculos renais e seguimento de doenças conhecidas.
- Tomografia abdominal com contraste: utiliza meio de contraste iodado para uma visualização mais detalhada dos órgãos abdominais. É o método de escolha na avaliação inicial.
A Tomografia abdominal pode ajudar no diagnóstico de quais doenças?
A tomografia abdominal possibilita na detecção e no diagnóstico de diversas condições, tais como:
- Cálculo renal ou ureteral (pedra no rim ou no ureter);
- Infecções ou inflamações (como pielonefrite, apendicite, diverticulite e pancreatite);
- Doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn ou retocolite ulcerativa) -- nestes casos, o exame pode ser acompanhado de outros, como o de calprotectina fecal;
- Tumores;
- Nódulos hepáticos;
- Cistos ou nódulos renais;
- Doenças dos vasos sanguíneos (como aneurisma da aorta abdominal);
- Danos a órgãos abdominais após um episódio de trauma.
Além de contribuir para o diagnóstico de doenças, a tomografia abdominal também ajuda a realizar procedimentos como biópsias e a planejar e monitorar tratamentos.
Vale lembrar que, no caso dos tumores de origem gastrointestinal, outros exames podem ser usados para monitorar a progressão e a resposta ao tratamento, como o antígeno carcinoembrionário.
Exames que podem complementar a tomografia abdominal
A tomografia de abdômen é apenas uma das modalidades de imagem que servem para avaliar a região. Outros métodos que são úteis para a análise dessa região do corpo são:
- Ressonância magnética;
- Ultrassom abdominal;
- Endoscopia;
- Colonoscopia.
Como se preparar para o exame?
O preparo para a tomografia abdominal pode variar. A depender do objetivo, podem ser exigidos jejum, uso de laxantes ou a suspensão de determinados medicamentos, por exemplo. Por isso, é fundamental conferir as orientações do médico que solicitou o exame e do laboratório responsável pelo procedimento.
De forma geral, recomenda-se optar por roupas leves de algodão e não utilizar joias, piercings ou outros itens com metal (como roupas que contenham zíper).
Como a tomografia abdominal é realizada
As imagens da tomografia são feitas com o auxílio de raios-x e de um computador. Felizmente, a tecnologia disponível atualmente permite realizar o exame com baixíssimas doses de radiação.
Para gerar as imagens, o paciente deve deitar-se em uma mesa e permanecer parado. Essa mesa entra e sai do tomógrafo (um aparelho grande em formato de túnel), enquanto um tubo de raios-x gira ao redor do indivíduo, produzindo as imagens.
Tomografia abdominal: onde agendar?
Para obter mais informações sobre onde realizar a tomografia abdominal, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Autor: Dr. Fernando Ide Yamauchi, médico radiologista