O ultrassom abdominal ou ultrassonografia abdominal é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens detalhadas dos órgãos localizados dentro do abdome, como fígado, vesícula biliar, rins e bexiga, ajudando no diagnóstico precoce de doenças e no monitoramento de rotina da saúde. Continue a leitura para saber mais sobre esse exame e quando ele é recomendado.
Ultrassom abdominal: o que é e para que serve?
O ultrassom de abdominal é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens dos órgãos abdominais, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins e intestinos, além de estruturas como veia cava inferior e aorta. Ele é amplamente utilizado para:
-
Investigar dor no estômago e dores abdominais no geral: as imagens podem ajudar a identificar a causa da dor, como presença de cálculos biliares, pancreatite ou problemas nos rins, por exemplo.
-
Avaliar a função dos órgãos abdominais: verificar o tamanho, a forma e a textura dos órgãos, além de detectar alterações como cistos, tumores ou inflamações.
-
Acompanhar o tratamento de doenças: as imagens geradas no ultrassom podem ser utilizadas para monitorar o progresso do tratamento de doenças como hepatite, cirrose ou câncer.
-
Rastrear doenças: o ultrassom abdominal pode ser utilizado como um exame preventivo para detectar doenças em estágio inicial, como pedras na vesícula ou tumores.
Tipos de ultrassom abdominal
O ultrassom abdominal pode ser feito de formas diferentes. Conheça abaixo os tipos mais comuns.
Ultrassom abdominal inferior
Direcionado à investigação dos órgãos relacionados aos sistemas urinário e reprodutivo. Nos homens, esse exame é capaz de analisar bexiga, vesículas seminais (onde fica parte do líquido que compõe o sêmen) e a próstata. Já para as mulheres, o ultrassom abdominal inferior pode monitorar o desenvolvimento do feto e a saúde da gestação além do sistema reprodutivo, incluindo útero e ovários.
Ultrassom abdominal superior
Tem a finalidade de observar os órgãos localizados na parte superior do abdome, incluindo a região próxima ao tórax. Dessa forma, pode avaliar fígado, vesícula, baço, rins e pâncreas, além da veia cava inferior, que conduz o sangue do abdome e das extremidades inferiores ao coração, e a artéria aorta, a maior artéria do corpo humano, responsável por transportar sangue oxigenado para todas as áreas do organismo.
Ultrassom abdome total
Serve para realizar uma avaliação mais abrangente do abdome, permitindo a análise de órgãos como pâncreas e retroperitônio, localizado atrás da cavidade abdominal, onde podem existir tumores.
Quando o ultrassom abdominal é indicado?
O ultrassom abdominal pode ser indicado em diversas situações, como:
-
Investigar a causa de dores abdominais e que pode ou não ser acompanhada de outros sintomas (como náuseas, vômitos e febre);
-
Problemas digestivos como diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes;
-
Suspeita de doenças hepáticas, como hepatite, cirrose ou tumores no fígado; ou ainda investigar a causa de icterícia (amarelamento da pele e dos olhos que geralmente está relacionada ao fígado);
-
Suspeita de doenças pancreáticas, como pancreatite, tumores no pâncreas;
-
Suspeita de doenças da vesícula biliar, como cálculos biliares, colecistite (inflamação da vesícula biliar) e coledocolitíase; ou ainda investigar a presença de pólipos.
-
Suspeita de doenças renais, como pedras nos rins, infecção urinária, tumores ou insuficiência renal.
-
Acompanhamento de gravidez, quando o ultrassom abdominal é utilizado para observar o desenvolvimento do bebê durante a gestação.
Como o exame é feito?
O ultrassom abdominal é realizado por um médico especializado em radiologia ou ultrassonografia. Durante o procedimento, o paciente fica deitado e um gel à base de água é aplicado em seu abdome. Esse gel, que é incolor, facilita o deslizamento do transdutor (dispositivo que entra em contato com a pele) e ajuda na geração de imagens, eliminando a interferência do ar. O exame leva de 10 a 30 minutos.
Doenças que podem ser detectadas no ultrassom abdominal
O ultrassom abdominal pode detectar uma variedade de doenças, como:
-
Cânceres que surgem na cavidade abdominal e nos órgãos localizados ali;
-
Causas para prisão de ventre e diarreia;
-
Hepatites;
-
Cirrose;
-
Cálculos biliares e renais;
-
Presença de pólipos na vesícula;
-
Causas de infecção urinária de repetição;
-
Pancreatite;
-
Colecistite;
-
Malformação de órgãos pélvicos e abdominais.
Como é o preparo para o exame?
Em geral, o ultrassom abdominal não requer nenhum preparo específico. No entanto, dependendo do tipo de exame e da área a ser observada, pode ser recomendado realizar jejum para melhorar a captação das imagens e ingerir água para que a bexiga esteja cheia, por exemplo. Necessário sempre confirmar esses requisitos com laboratório no momento do agendamento.
Outra recomendação importante é usar roupas confortáveis e de fácil remoção, principalmente na área examinada. Também é preciso remover joias e objetos metálicos para não interferir na qualidade das imagens.
Onde agendar ultrassom abdominal?
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de ultrassom abdominal, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.
Autora: Dra. Adriana Bittencourt Campaner - ginecologista e obstetra da Dasa